20 Marpenoth, 1357 DR (Ano do Príncipe)
O grupo aparece em um armazém cheio de barris de bebida parecido com o localizado em Darkhold. Mas o clima era úmido e quente, e do lado de fora uma cidade tropical os aguardava.
Os sons familiares de cordas que rangem em um porto, ondas batendo, barris pesados rolando por paralelepípedos se misturam com vozes gritando e xingando em uma linguagem desconhecida, cheia de cliques, inalações e palavras que soam quase como música. O aroma de especiarias desconhecidas e frutas tropicais se mistura com o cheiro do cais, peixe, alcatrão e lona.
Além de tudo isso, Porto Nyanzaru é uma explosão de cores. Os edifícios são não são pintados em tons brilhantes de azul, verde, laranja e rosa salmão, tem suas paredes são decoradas com murais retratando répteis gigantes e heróis míticos. Todo edifício possui cestas e urnas de argila com flores coloridas ou é coberto por trepadeiras frondosas. Menestréis em roupas brilhantes adornados com penas e conchas se apresentam nas esquinas. Galhardetes coloridos e toldos flutuam no alto das muralhas da cidade. Uma multidão de crianças vestidas com chapéus e capas de penas passa correndo por você, gritando de terror encantado quando um artista de rua fantasiado como um lagarto de dentes grandes os perqsegue, pisando e rugindo atrás deles. A cidade inteira parece estar agitada, suando, rindo, xingando e cantando.
Dando um jeito de entender o peculiar dialeto local, chegam na Estalagem do Rinoceronte Calado para procurar acomodações e um guia para levá-los até as ruínas da cidade perdida de Tamoachan. Enquanto analisavam os anúncios pregados no quadro de avisos da taverna, Garra, Meepo e Darliene percebem que um tabaxi os obervava atentamente, e quando percebe que foi avistado foge correndo da estalagem.
Os três correm atrás do tabaxi mas acabam caindo em uma cilada nos becos de Porto Nyanzaru, encontrando-se cercados por vários oponentes que os atacam dos telhados das casas. Quando tudo parecia perdido um outro grupo de tabaxis aparece para ajudá-los. Um deles ergue uma parede mágica de vento para bloquear as flechas e todos fogem pelas vielas apertadas até que conseguem despistar seus persehguidores.
Os três tabaxis se apresentam como Munkustrap, Mistofeles e Rum Tum Tugger, membros do clã dos Jellicles, e dizem que, assim como o bando que os atacou, sentiram que Garra é um membro perdido do clã.
Seguindo para o esconderijo dos Jellicles, conhecem os últimos dois membros do clã, Grizabella e Asparagus. A líder dos Jellicles, Grizabella, explica que Garra é o último descendente dos guardiões do clã, mandado para longe de Chult anos atrás quando o vilão Macavity assassinou os últimos xamãs para tomar o controle. Sem um xamã para guiar os espíritos dos Jellicles até o paraíso, os tabaxis ficam presos ao plano mortal como mortos-vivos sob o comando de Macavity. Ela diz que Garra precisa ir até a tumba do Velho Deuteronomy, o mais respeitado dos antigos xamãs, e libertar o poder dos xamãs.
A única pessoa que sabe onde fica a tumba do Velho Deuteronomy é Asparagus, mas quando ele estava pronto para indicar o caminho o esconderijo é invadido por Macavity e seus capangas, que sequestram Asparagus.
O grupo segue para resgatar Asparagus do barco que Macavity usa como base de operações. Dois guardas vigiam o barco, ancorado em uma praia próxima. Mas escondidos no fundo do barco estão dois zumbis, prontos para emboscar o grupo quando eles se aproximam do refém. Asparagus conta que Macavity pretende acabar de uma vez por todas com a ameaça ao seu poder, destruindo a cripta do Velho Deuteronomy.
Correndo para a cripta na selva, derrotam os dois guardas que vigiavam a entrada e penetram no zigurate de pedra escura. Lá dentro encontram um sarcófago brilhante, e Garra escuta em sua mente o chamado do Velho Deuteronomy. Quando toca no sarcófago sente as energias dos xamãs sendo libertadas, mas o vilão Macavity, que aguardava invisível junto com seus zumbis, revela que aquele era seu plano desde o começo, e usa um fetishe antigo para drenar as energias que até aquele momento estavam além do seu alcance.
Com a ajuda de Munkustrap, Mistofeles e Asparagus conseguem derrotar o vilão Macavity, mas Rum Tum Tugger acaba por tombar protegendo a energia dos xamãs. O espírito do Velho Deuteronomy anuncia que Garra deve agora escolher o próximo xamã dos Jellicles, e, em um baile onde todos defendem suas candidaturas com muita música e dança, Garra declara que Grizabella é a escolhida.
21 Marpenoth, 1357 DR (Ano do Príncipe)
Após o baile Munkustrap começa a guiá-los até os arredores da cidade perdida de Tamoachan.