Desde antes da invasão do Rei Bruxo, datando das épocas mais remotas, a Damara é uma única nação existindo em harmonia, com um rei reconhecido por todos e governando a partir de Heliogabalus. Baronados e Ducados operam como províncias, todos apoiando solidamente as decisões do trono. Cada província é governada por uma casa nobre desde sua criação.
As províncias são de dois tipos: as províncias de comércio e as províncias de produção. As províncias de comércio de Morov, Ostel e Polten servem principalmente como mercados comerciais e locais de partida para caravanas de mercadores, e aqui habitam os melhores artesãos da Damara. A agricultura acontece apenas em pequena escala, e não costuma haver muita riqueza mineral.
Já as províncias de produção de Arcata, Bloodstone, Brandiar e Carmathan são menos densamente povoadas do que as províncias de comércio. Estas províncias dão suporte aos agricultores e mineiros da Damara, a espinha dorsal de apoio às economias das cidades.
Ducado de Arcata
Governante: Duque William VIII
Casa: Horgath
População: 30.000
Capital: Valls
A maioria das população de Arcata é composta de agricultores ou mineiros. As fazendas são localizadas predominantemente no sul, em torno de Valls. Os principais minérios encontrados nas montanhas do ducado são a prata e o ferro.
Fiéis a St. Sollars e à ética da resistência e perseverança, os moradores de Arcata trabalham orgulhosos mesmo diante da dificuldade. Tomrav, uma comunidade de mineiros e agricultores no coração das montanhas Earthspurs, é um exemplo desta determinação. Totalmente auto-suficiente, muitas vezes fica isolada do resto do reino por fortes nevascas durante oito meses seguidos.
A Casa Horgath encontra-se em franco declínio, o atual duque demonstrando-se fraco e mesquinho, mas largamente ignorado por uma população mais preocupada em sobreviver às forças do Rei Bruxo que tomaram o norte da província.
Baronato de Bloodstone
Governante: Barão Montgomery Tranth
Casa: Tranth
População: 24.000
Capital: Vila de Bloodstone
Bloodstone é a menor das províncias da Damaran, e a mais recentemente fundada. Historicamente, Bloodstone tem experimentado dramáticas oscilações populacionais. As pessoas migram para lá em tempos de prosperidade, buscando a riqueza a ser obtida a partir das minas. Mas eventos desastrosos as mandaram correndo de volta para o sul.
Um ano antes da invasão do Rei Bruxo, um mal inominável despertou nas minas de Bloodstone, uma força que expulsou os homens e anões do lugar fugindo em terror. Estas minas eram a principal fonte de riqueza para o baronado, as mais de 400.000 peças de ouro anuais representavam quase metade de toda a produção de bloodstones exportada pela Damara. Centenas de homens corajosos tentaram recuperar as minas nos próximos meses, mas nenhum retornou.
O Inverno dos Lobos aconteceu naquele mesmo ano. Geadas precoces destruiram a colheita e o inverno que se seguiu foi, portanto, duplamente terrível. A fome era igualmente comum entre os homens e os animais. Alcatéias de lobos terríveis varreu o norte da Damara vindas da Galenas, deixando um rastro de sangue na neve. Pior ainda, muitos dos lobos estavam infectados com licantropia.
Os exércitos do Rei Bruxo avançaram da Vaasa no ano seguinte, fechando a passagem pelo vale de Bloodstone e todas as minas nas montanhas do lado da Vaasa. O terrível exército avançou sobre a Damara cometendo um massacre após o outro, e hoje o Baronado encontra-se totalmente ocupado pelas forças do Rei Bruxo.
Ducado de Brandiar
Governante: Nenhum
Casa: Brandebury
População: 16.000
Capital: Goliad
Brandiar era uma terra de aldeias dispersas, com a agricultura sendo a principal ocupação das pessoas. Antes da guerra era governado pelo Duque de Brandebury a partir de seu castelo em Goliad, mas essa posição está agora vazia, e o Ducado arrasado pela guerra e ocupado pelas forças da Vaasa.
Ebelard, último da linha Brandebury, morreu de coração partido logo no começo da invasão do Rei Bruxo, sendo o primeiro a reconhecer a derrota e se entregar às forças do mal da Vaasa.
Ducado de Carmathan
Governante: Duque Helmont XIII
Casa: Devlin
População: 40.000
Capital: Ravensburg
Carmathan é uma das províncias mais ao sul da Damara, fazendo fronteira com Impiltur. Apesar de várias minas ao longo das Earthspurs no oeste terem se mostrado promissoras, ela é a principal província agrícola do reino. Em anos de boas colheitas, Carmathan sozinha pode alimentar os povos de todo o reino.
Carmathan tem raízes profundas com a linhagem real da Damara. Ravensrock foi o primeiro assentamento da Damara, lar da casa dos Feldrin e dos fundadores do reino. Ferozmente independentes, os Carmathans se consideram o verdadeiro povo da Damara, fundadores do reino.
Baronato de Morov
Governante: Barão Gregor V
Casa: Banacath
População: 48.000
Capital: Morovar
Localizado nos vales férteis do centro-sul da Damara, Morov sempre foi um jogador importante na política do reino. A maior parte de sua população vive na verdade ao redor de Heliogabalus, que não pertence a nenhuma província, existindo como uma entidade independente.
Heliogabalus é uma cidade de comerciantes independentes, ela própria não possuindo um exército, apenas guardas mercenários controladas pelos comerciantes. O povo de Heliogabalus é leal ao trono por simples conveniência, os comerciantes apenas preocupados com o fluxo do comércio que a guerra contra o Rei Bruxo afetou tão dramaticamente.
Baronato de Ostel
Governante: Barão Luther III
Casa: Praka
População: 52.000
Capital: Praka
Ostel é uma província ao sul de Morov, na fronteira com Impiltur, e a mais populosa da Damara. No coração das vias de comércio da Damara, Ostel é rica em terras agrícolas, mas o comércio e o artesanato também são atividades importantes. Duas grandes cidades, Praka e Portith, estão localizado na Estrada Real, e elas têm sido sempre a primeira parada para mercadorias que chegam do oeste.
Baronato de Polten
Governante: Barão Donlevy, o Velho
Casa: BelMaris
População: 28.000
Capital: Trailsend
Polten mantém fortes laços com Impiltur. Trailsend é a parada final para caravanas vindas do vizinho do sul. O Baron Donlevy, o Velho, é um homem sábio, amado por todos na província. No começo da guerra contra as forças do Rei Bruxo o filho do Barão foi acometido de uma grave doença, morrendo logo depois.