27 de Uktar, 1347 DR (Ano da Espada Brilhante)
Voltando para o monastério procuram mais informações sobre a Ilha do Pavor e que poderiam ser as brumas que o destruidor havia mencionado, mas pouco descobriram. O melhor lugar para encontrar tais informações seria na grande biblioteca de Candlekeep. Masa durante as pesquisas identificaram a possibilidade de usar um portal localizado em uma vila ao sul do monastério que os levaria até as florestas próximas da Costa da Espada, passando pela lendária Myth Drannor.
O atual Grão Mestre das Flores, líder do monastério, revelou que Chu Cho Chang, mestre do irmão Numspa, tentou ir até a tal vila no passado, tendo voltado de lá sem memória e com ferimentos que o fizeram perder um dos braços. Entregaram a ele um pergaminho feito de pele humana com inscrições feitas em sangue com um poema que deveria ajudar a chegar na vila.
29 de Uktar, 1347 DR (Ano da Espada Brilhante)
No caminho até lá foram atacados por um bando de Gnolls que aterrorizavam as estradas da região, mas que foram derrotados pelo grupo de heróis.
30 de Uktar, 1347 DR (Ano da Espada Brilhante)
Já dentro da floresta de Earthwood encontraram um a barreira invisível que apagava a memória recente daqueles que a tentavam atravessar. Usando as informações no pergaminho de Numspa acharam uma passagem secreta em uma pedra que podia ser ativada pelo ki do monge.
A longa passagem os levou até um vale secreto onde avistaram uma vila no meio das árvores.