Fajr, Numspa e Erevan de disfarçam de Tosqueados e fingem ter capturado Akuna e Naugrim. Tass vai na frente como batedor e Neurion protege a retaguarda com Ardasir, ambos invisíveis.
Seguindo os rastros dos cultistas encontram um complexo de câmaras adornadas por símbolos de tentáculos e protegida por guardas. Fajr se passa pelo Iman Jurash e usa um escaravelho para abrir a porta que os guardas protegiam.
Um grande salão abriga centenas de cultistas que saúdam a chegada do Iman Jurash. No meio da sala há um grande buraco de onde emana um cheiro de maresia. Atrás do buraco há um grande altar feito com algumas partes do Trono do Pavão, e uma figura albina conduz um ritual. Ele é Iman Sa’ib, o líder dos Tosqueados, e parece feliz com a chegada do que pensa ser o grupo liderado pelo filho. Mas logo percebe o engodo.
Utilizando um braseiro invoca Ishistul, o terrível Efreet responsável pela ruína da família de Fajr. Obsecado em encontrar e destruir Fajr, que era protegida e ocultada pela magia de um amuleto poderoso dado por sua mãe, Ishistul, valendo-se da energia elemental roubada pelos Tosqueados do colosso elemental, sela um pacto com Thasmudyan e vende sua alma para que o deus trouxesse a genasi até ele.
O gênio desfaz a magia de ilusão que detectou sobre o grupo e, ao ver Fajr, percebe que fora cumprida a promessa de Thasmudyan. Junto com seus guardas Salamandras de fogo, ataca a genasi e a trepassam com uma lança. Em um gesto desesperado Fajr agarra o amuleto que havia recebido da mãe, e dele começa a emanar uma névoa azul que toma a forma de sua verdadeira mãe, Zahirah, uma Djinn capaz de enfrentar o outro gênio de igual para igual. As névoas de Zahirah revigoram os heróis, que se mostram prontos para enfrentar o terrível desafio.
Neurion usa os poderes de sombra de sua maldição para invocar uma catastrófica tempestade de gelo que aniquila os guardas de fogo. Quando Zahirah derrota o Efreet, seu espirito elemental é absorvido por Thamudyan e o gênio explode em uma bola de fogo. As chamas tomam a forma da criatura dos pesadelos de Akuna, um Balor servo de Thasmudyan, que aponta para a multidão e clama para que lhe entregam sua inocência. Uma das cultistas começa a se aproximar com uma criança nos braços, mas Naugrim clama pelo poder de Marthammor Duin e paralisa a mulher.
Numspa derrota Iman Sa’ib e o corpo dele se transforma em sombras desaparecendo por completo, algo que o faz lembrar do que ocorreu com Kamalaziz meses atrás. O demônio chama os cultistas, que se jogam no buraco em um sacrifício em massa para iniciar um ritual que abre um rasgo na realidade por onde um terrível servo de Thasmudyan escapa para o plano material, uma criatura disforme e cheia de tentáculos, que também cai pelo buraco. Completado o ritual, o demônio, que servira de chave, se desfaz em carvão.
Zahirah agradece por terem ajudado sua filha e revela ser habitante de Toril, da região de Zakhara. Ela diz não poder permanecer por mais tempo em Sahu pois estava sendo empurrada de volta para Zakhara, pela mesma força que impede a Companha de utilizar um simples feitiço de mudança de planos para regressarem para Faerûn. Ela fala ao grupo que precisa retornar a Zakhara pois uma grande ameaça surgiu no norte e sua presença será necessária, caso esse mal se espalhe para o sul. Ela reconhece a Companhia do Milagre, aqueles que escaparam da própria morte, e diz que ficaria feliz se sua filha conhecesse as belezas de Zakhara e se quisesse, a procurasse por lá. Como um último presente à sua filha, Zahirah designa um de seus guardas Djinns para servir sua Fajr ao ser convocado pelo seu amuleto. Zahirah aconselha os aventureiros a buscarem conhecimento na universidade de magia na cidade de Dihliz.