Aventura 107: A universidade de Dihliz

O grupo se despede dos gênios e Everan transforma todos em vento, seguindo então para Dihliz.

Após 4 dias chegam na cidade, uma fantástica metrópole com minaretes e palácios. Naugrim busca acomodações enquanto o resto do grupo segue para a universidade.

Conseguem uma audiência com Walid Ibn Farouk Ibn Aziz, o reitor da Universidade Dalzim Alhazred. Ele diz que a chegada da Companhia do Milagre havia sido prevista por seu professor de astrologia, e se mostra surpreso com os feitos dos heróis desde que chegaram em Sahu.

Concorda em ceder o Amuleto dos Planos em troca das varas de Cor da Meia Noite, e deixar que Neurion estude as outras páginas que restaram do livro escrito por Abdul Alhazred, o Al Azif, também conhecido como Necronomicon.

Ele se mostra preocupado com as energias que correm nas veias de Neurion, e diz que Vermissa, a Escolhida de Thasmudyan, deve cobiçar tais energias para conseguir sua liberdade.

Akuna aceita a oferta de hospedagem na universidade, decidido a aprender Midani, o idioma local, mas o resto do grupo prefere ficar na estalagem do Atum Dourado. Fajr evita passar perto de sua antiga casa ou entrar em contato com seus pais adotivos, mas acaba sendo forçada a passar em frente à sua antiga casa para não se atrasar para a aula de “Plano do Fogo II – Brincando com Fogo”.

O reitor permite que Neurion passe 10 dias estudando as páginas do livro. Enquanto prossegue em seus estudos, o elfo consegue conversar com sua sombra e chegam a um acordo de se ajudarem mutuamente.

Nesse meio tempo o grupo vai até o mercado procurar um vendedor de artefatos mágicos, e Numspa impede que um jovem goblin roubasse o símbolo sagrado de Naugrim. Enxergando a si próprio nas violentas ruas de Heliogabalus, paga pelos estudos do jovem Khalid na universidade de magia. Na loja de Próspero, um velho halfling que tambem havia vindo para Sahu através das brumas muitos anos atrás, encomendam uma série de artefatos.

Depois de alguns dias eles encontram um portal nos antigos aposentos de Abdul Alhazred que leva para um pequeno semi-plano, e lá dentro encontram a cabeça flutuante do fundador da universidade. Alhazred diz para Neurion que a condição para que ele tivesse acesso ao livro, seria que eles jogassem xadrez. Neste mesmo momento o restante da companhia do Milagre retorna para a loja de Próspero e descobre que Pizentius havia roubado um tapete mágico de uma mercadora.

Alhazred joga de forma imprudente e se mostra chateado com a defesas de Neurion. Ele usa sua Rainha para colocar o rei de Neurion em cheque, forçando o elfo a capturar essa peça para salvar-se, e Alhazred diz que o jogo já tinha cumprido seu objetivo.

Enquanto isso, a comerciante atacada por Pizentios solta um gemido de dor e cai morta no chão. Tau Akuna detecta vestígios de uma poderosa magia necromante se esvaindo do cadáver. Superando o choque de ver a jovem mulher morrer de uma hora para outra, Naugrin a traz de volta à vida. Na pequena dimensão onde o jogo de xadrez se dava por terminado, Alhazred dava acesso ao Al-azif com um sorriso em seu rosto.

No bazar, investigando a loja da mercadora, descobrem que Pizentius está provavelmente escondido no Cemitério dos Marujos.

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