22 Kythorn, 1357 DR (Ano do Príncipe)
Noran, dando pela falta de Gorred, um dos rangers sob seu comando, segue seus rastros e descobre que o elfo havia sido capturado pelos demônios que atacavam a região.
Ele é encontrado no acampamento do exército dos abishai com o pescoço cortado, mas, antes que todo o sangue se esvaísse completamente de seu corpo, Numspa despeja uma poção de cura em sua boca e salva a vida do batedor. Agradecido, Gorred conta que o exército de demônios fugiu através de um portal depois que o dragão verde sobrevoou o acampamento e rugiu alguma coisa para eles.
De volta para o posto de guarda, Gillana diz que devem ir para o distante império de Mulhorand e procurar uma dragão azul chamada Gestaniius, cujo lar se encontra nas Montanhas da Espada do Dragão. Ela pede que tomem cuidado redobrado, pois muitas criaturas terríveis perambulam por aquela região. Ela ensina para Neurion as runas de um círculo de teleporte em Skuld, a capital de Mulhorand.
Informados que os outros rangers haviam capturado um abishai branco, descobrem que o exército havia voltado para o lar de um dragão branco chamado Krionar, localizado nas grandes geleiras no norte da Damara. Convencidos de que o demônio havia contado tudo que sabiam, Naugrim o bane de volta para o inferno.
Conversam então com Gillana para entender melhor toda a situação. Ela conta que teve visões onde o reino de seu amado era destruído por uma terrível força, que anos depois entendeu ser o Rei Bruxo da Vaasa, e fugiu enquanto estava grávida de Noran. Ela tinha certeza que, se Noran ficasse vivo e escondido, eles teriam chance contra aquela nefasta ameaça. Quando retornou Elliot não aceitou seu filho de volta, mas prometeu mantê-lo em segurança. Por muitos anos Elminster e Gillana pesquisaram sobre as visões e traçaram um plano para enfrentar aquele destino que a elfa havia profetizado.
Gilana presenteia Noran com um cajado capaz de se transformar na árvore que a protegia, indicando que ele pode ser útil ao grupo em suas missões. Noran então o passa para Erevan que, como forma de retribuição, presenteia Noran com uma capa dos elfos que o protege desde de antes do sua infortúnia passagem por Myth Drannor, antes dele e seus companheiros serem conhecidos como a Companhia do Milagre.
23 Kythorn, 1357 DR (Ano do Príncipe)
No dia seguinte Neurion ativa o círculo de teleporte e o grupo se transporta para Skuld, sendo recepcionados por Hassim, mago e burocrata da capital de Mulhorand. O homem esperava que Gillana tivesse passado pelo portal, mas não deixa de ser hospitaleiro quando todos se apresentam.
Colocado parcialmente a par da situação, oferece que Semnum, um de seus escravos, os acompanhe como guia até as Montanhas da Espada do Dragão.