13 Flamerule, 1357 DR (Ano do Príncipe)
No dia seguinte ao jantar, o Barão envia seus emissários convocar seus vassalos por todo o vale. Os soldados começam a chegar e são recepcionados por Noran, que tenta levantar a moral das tropas com histórias dos feitos recentes da Companhia do Milagre mas não tem muito sucesso.
Os heróis decidem que eles mesmos devem procurar as outras forças presentes no Vale e buscar aliados entre os anões do Clã Orothiar, os centauros da vila de Guard, os halflings da vila de Waukeshire e os pixies do bosque.
Naugrim e Akuna montam em Argos e em poucas horas estão sendo recepcionados por Ivar, o chefe dos guardas do portão de Orothiar. O anão alerta que uma praga está assolando as cavernas, com um terço dos anões acometidos de uma terrível doença. Naugrim examina Ivar com mais cuidado e percebe que ele não está doente, e sim envenenado.
O sacerdote de Marthammor Duin cura Ivar e conseguem uma audiência com Lorde Tokan, o chefe do clã, também apresentando os mesmos sintomas de envenenamento. Glorlo, um novato sacerdote de Moradim, mais versado nas artes do combate, não tinha a experiência ainda para identificar o problema e resolvê-lo.
Akuna e Naugrin tentam encontrar a fonte do envenenamento, analisando os depósitos de comida a água dos anões, e percebem que a substância nociva está presente no ar, e mais concentrada na entrada da caverna. Após procurarem por algumas horas encontram a fonte do veneno: um estranho mecanismo escondido em um fosso escavado artificialmente na parede da montanha que borrifava constantemente uma poderosa toxina por um furo na caverna.
Quando apresentam a solução do problema para Tokan, se comprometem a ajudar a curar os anões envenenados em troca de ajuda na batalha contra o exército de bandidos.
Enquanto isso, Noran é procurado por Gregor, um soldado que diz ser originário do Protetorado e familiar com os feitos heróicos da Companhia do Milagre. Ele urge Noran e Fajr a mostrarem suas habilidades para um grupo de soldados que treinavam nos estábulos. Desconfiados no começo, logo todos ficam espantados com a habilidade de Noran com o arco e com os poderem mágicos de Fajr, e a moral das tropas começa a melhorar.
No sul do vale, por sua vez, Neurion e Numspa tentam buscar aliados entre os centauros, mas são rechaçados pelos guardas que patrulham a floresta. Mas o elfo sente que um deles pode estar aberto a conversar, e consegue a promessa de um encontro no dia seguinte com Shinar, a shaman da tribo.
14 Flamerule, 1357 DR (Ano do Príncipe)
Pela manhã Shinar explica que Kiros, o chefe da tribo, há vários meses trancou-se em sua cabana e dá ordens cada vez mais xenófobas e cruéis através de sua guarda pessoal.
Neurion entra em segredo na cabana do chefe e percebe que o centauro está sendo influenciado por uma sombra demoníaca que sai de um estranho medalhão de ferro pendurado em seu pescoço. Quebrando a maldição ele vê Kiros se livrar da influência e logo assegura a aliança da vila de Guard na batalha.
15 Flamerule, 1357 DR (Ano do Príncipe)
Nos dias após a descoberta do espião, Noran mapeia o terreno entre a vila de Bloodstone e o acampamento dos bandidos, procurando a melhor estratégia para a batalha.
Fajr volta para o círculo dos pixies e consegue, através de muita música e a promessa de trotes épicos, a aliança das fadas e de seus amigos faerie dragons.