24 Flamerule, 1357 DR (Ano do Príncipe)
Alertados da iminente chegada do exército dos bandidos, Naugrim faz uma prece a Marthammor Duin, pedindo sua intervenção para proteger os inocentes cidadãos de Bloodstone. Em resposta, um portal para Dwarfhome se abre no meio da praça central e as centenas de mulheres, idosos e crianças o atravessam em direção à segurança dos salões dos Morndinsamman.
Erevan, usando seus poderes elementais, cava um grande fosso na campina diante das muralhas de Bloodstone, deixando apenas duas rampas de terra aos portões da vila para afunilar as tropas da Cidadela dos Assassinos.
As tropas são mobilizadas e os preparativos são feitos, e quando o sol se esconde por trás das montanhas as primeiras colunas de orcs e goblins podem ser avistadas marchando na direção da vila.
Forçados a descer pelo fosso, os goblinoides tem sua movimentação prejudicada pelas pedras e terra solta em seu caminho. Erevan e Fajr voam sobre seus inimigos e o druida invoca um mortífero tornado bem no meio de uma tropa de goblins, que são arrastados pelos ventos e caem para a morte centenas de metros distantes dali. A genasi se concentra no bando de gigantes de pedra que corria na frente das tropas e controla a mente de um deles, fazendo com que confundisse aliados com inimigos e iniciasse uma briga. Em resposta, uma rajada de flechas e pedras são atiradas contra os dois heróis, que são obrigados a bater em retirada, deixando apenas o tornado causando destruição entre os goblins.
Repentinamente um clarão toma conta dos céus, e uma chuva de meteoros cai violentamente sobre a vila de Bloodstone, aniquilando centenas de soldados e praticamente varrendo do mapa todos os anões enviados pelo Clã Orothiar. Akuna, protegido por seu escudo mágico, pode apenas olhar em desespero todas as tropas que o cercavam sendo incineradas e esmagadas pelas pedras incandescentes que choviam sobre eles.
Vasculhando os céus, Neurion descobre o arquimago Knellict voando invisível em uma vassoura mágica. Ficando ele mesmo invisível, o mago se teleporta para trás do inimigo, cancela suas proteções mágicas e o explode com uma gigantesca bola de fogo, os pedaços chamuscados do arquimago caindo sobre as tropas no solo.
Vendo seu suporte arcano destruído, Timoshenko, o general do exército da Cidadela dos Assassinos, ordena que as tropas que havia mantido na reserva avançassem na direção da vila, e mais centenas de soldados, orcs e goblins montados em lobos começam a marchar contra Bloodstone.
Determinado a pagar pelas mortes de seus aliados na mesma moeda, Neurion invoca sua própria chuva de meteoros e os direciona para cair sobre a tropa que acompanhava Timoshenko e sobre os gigantes, aniquilando centenas de oponentes em um instante. Protegido por sua armadura mágica e por uma determinação surpreendente, o general inimigo, que já havia sobrevivido a um ataque semelhante em seu acampamento, de desvencilha dos corpos mutilados ao seu redor e corre na direção da vila gritando ordens para seus comandados, que ainda continuavam sendo assolados pelo tornado criado pelo druida.
Reunindo a Companhia do Milagre, Neurion teleporta todos até Timoshenko, que se vê cercado pelos heróis. Ele ainda oferece alguma resistência, mas alquebrado pelo impacto dos meteoros, é morto com duas flechas certeiras disparadas por Noran.
Erevan conjura algumas águias gigantes para levar os heróis de volta para Bloostone, onde Fajr, Naugrim e o druida lutam contra as chamas que ameaçavam queimar toda a vila. Neurion fica no caminho e começa a disparar bolas de fogo contra as hordas de goblins e orcs que avançavam na direção da vila. Noran ordena que os arqueiros disparassem suas flechas.
O chão do fosso cavado por Erevan vai ficando coberto de orcs e goblins mortos, mas a horda continua avançando na direção das rampas que chegam nos portões da vila. Percebendo que o confronto seria inevitável, Akuna manobra os centauros e halflings para que defendessem as rampas.
Na base das rampas as tropas finalmente encontram-se em combate, e a estratégia do afunilamento prova-se bastante eficaz, mas os orcs e goblins parecem determinados a levar o maior número de oponentes com eles para a morte.
Com o fogo sob controle, Erevan, Fajr e Naugrim voltam para a frente de batalha e ajudam como podem, criando muros de fogo, invertendo a gravidade e arremessando orcs pelos ares ou curando as tropas aliadas.
Quando o último orc caiu, ceifado pela cimitarra de um forte centauro que defendia valorosamente a rampa, um silêncio sepulcral tomou conta do campo de batalha.
A noite havia chegado, e a grande depressão escavada pelos poderes elementais de Erevan estava repleta de corpos espalhados pelo chão, iluminados pelas chamas que ainda queimavam os inimigos atingidos pelas magias dos heróis.
Bloodstone emergiu vitoriosa, salva da opressão da Cidadela dos Assassinos. Centenas de bravos homens, anões, halflings e centauros, liderados pelos heróis da Companhia do Milagre, haviam dados suas vidas para defender o vale.