8 de Nightal, 1347 DR (Ano da Espada Brilhante)
Depois que o grupo consegue resgatar o prisioneiro dos espectros, Miroslav conta que eles e outros membros de seu grupo vieram para Myth Drannor em busca de riquezas, mas que quase todos sucumbiram aos perigos da cidade. O ranger volta para buscar os sobreviventes enquanto os heróis seguem em direção ao templo de Oghma.
No meio do caminho o companheiro de Miroslav acorda e se apresenta como Doust Sulwood, membro da companhia de aventureiros chamada Cavaleiros de Myth Drannor. Ele conta que foi amaldiçoado ao tirar uma carta de um baralho mágico, e que a própria morte está em seu encalço.
Ao lado do templo de Oghma há outro templo, dedicado a Tymora. Doust usa as águas sagradas do templo para curar seus ferimentos, e quando é indagado sobre Miroslav revela que não tem nenhum companheiro com aquele nome. Ele teme que o homem seja na verdade um agente dos Zhentarim enviado para espioná-lo.
Ao investigar um templo dedicado aos deuses da natureza em um bosque nos fundos do templo de Oghma, Erevan tem um estranho encontro com uma entidade de forças primordiais.
Dentro do templo de Oghma o resto do grupo encontra oferendas feitas pelo cartógrafo Soduhiro Nubo. Ao tocarem uma música específica no órgão do templo as escadas para uma cripta subterrânea se abrem. Lá embaixo estão enterrados os restos mortais de vários seguidores de Oghma. Uma placa diz que o conhecimento da história leva à iluminação.
Ao estudar as inscrições em cada tumba deduzimos que as informações na cripta de Mainärwën, falecida em 681DR, estavam incorretas. Lá dizia que “nascida no Poente dos Três Sois, foi fundadora da Guilda dos Naturalistas e faleceu depois do Desespero dos Elfos e da Dança Perdida”. Mas a Guilda dos Naturalistas foi fundada no mesmo ano de seu nascimento, o que era impossível.
Atrás da cripta de Mainärwën o grupo encontrou um livro com a história dos reinos da Costa da Espada e uma urna com um robe bordado com o brasão de Candlekeep. Quando pegaram o tesouro foram atacados por um monstro disfarçado na forma de uma flâmula funeral.
Quando sairam do subsolo encontraram o templo cercado Miroslav e arqueiros agentes dos Zhentarim, mas o grupo conseguiu derrotar os vilões.