8 de Nightal, 1347 DR (Ano da Espada Brilhante)
Após derrotar Miroslav e seus capangas Zhentarims o grupo segue de volta para o Trono de Shaundakul antes que a proteção do Mythal se expire. Encontram a torre cercada por dezenas de membros do Culto do Dragão em busca de vingança pelos outros cultistas mortos mais cedo.
Repentinamente um avatar da Morte surge para terminar seus combate contra Doust, que convoca a ajuda do grupo para a batalha. O combate é implacável, com vários outros avatares surgindo para enfrentar os heróis.
Durante o combate Neurion encontra uma orbe feita de luz em umas ruínas. A orbe faz materializar a imagem de seu pai Calin, que oferece várias informações sobre o Mythal que protege Myth Drannor. Usando a orbe mágica para observar um lugar distante, Neurion vê uma cena onde um humano muito alto entrega um livro para alguém nas sombras. Esta pessoa misteriosa percebe que está sendo observada e se protege. Beriel tenta ajudar e a imagem de seu irmão aparece também na visão, mas conseguem ver apenas um pedaço da armadura da pessoa misteriosa antes da visão terminar.
Ao derrotarem os avatares da Morte uma onda de choque derruba a maioria dos cultistas, e apenas seu líder, montado em um cavalo demoníaco se interpõe entre o grupo e a porta da torre. A luta é brutal, mas conseguem derrotá-lo e entrar no Trono de Shaundakul, sendo imediatamente teleportados para uma sala oval com vários portais, onde uma demônia sentada em uma mesa observa uma ampulheta e uma balança.
Ela cobra uma taxa de todos aqueles que querem usar os portais. Antes de passar por um deles Doust oferece as últimas cartas do baralho mágico como resompensa pela ajuda contra a Morte. Após receber o tributo do grupo a demônia oferece a opção entre três portais:
Se escolherem o primeiro sairiam cercados de inimigos e sem aliados. Se escolhessem o segundo sairiam mais longe do final da jornada e antes de onde pensavam estar, com inimigos e aliados em seu encalço. E se escolhessem o terceiro portal sairiam mais perto do final da jornada e após onde pensavam estar, com inimigos e aliado mais na frente.
Escolheram a terceira opção e sairam em um vale desolado e gelado.