24 Eleasias, 1356 DR (Ano do Verme)
O combate contra os soldados dos Voorhees foi terrível. Suas lanças envenenadas causavam cegueira, e Lady Batiatus também lutava contra os heróis, dizendo se chamar agora Lady Voorhees.
Uma bola de fogo de Neurion incendeia a biblioteca e a sobrinha de Batiatus corre para salvar os livros.
Durante o combate Lady Voorhees se joga contra a espada de Tau Akuna e fala algo em seu ouvido. Ela cai morta e Akuna desmaia. A garota é atingida por uma flecha disparada por Haldor e foge através de um espelho.
Akuna sonha com um campo de batalha e vê a filha de Voorhees atingida por uma flecha. Seu pai vai até a filha e ela sussurra algo em seu ouvido. Ele jura então vingança pela morte da esposa.
Haldor e outros prisioneiros traem o grupo o os atacam, dizendo que haviam falhado na missão quando deixaram a filha de Voorhees escapar.
Antes de morrer Haldor tentou engolir uma mensagem que dizia:
LP e LLN capturadas. Cerco iniciado. Tropas enviadas. Venha esta noite para o local combinado na floresta. L
O livro que a garota queria salvar contava a história de como usar o sangue dos Voorhees para curar o Moragnir. Segundo o livro, escrito por várias gerações de Voorhees, o atual Lorde Batiatus está tentando tomar o poder do Protetorado, e o filho mais novo de Jairus Voorhees não morreu, sendo na veradade Phillip, entregue em segredo para a família Nalfar para servir como pagem de Lady Nalfar.
Ao fugirem da prisão os heróis encontram o Protetorado em estado de golpe. Seguindo para o ponto indicado na floresta avistaram guardas de Batiatus levando as tropas do Lorde Protetor como prisioneiros.
Na floresta encontraram um acampamento com várias jaulas cheias de prisioneiros, e o Lorde Protetor amarrado em uma estaca.
Quando cai a noite o capitão da guarda do Lorde Protetor é retirado de uma das jaulas e um macabro ritual tem início. De uma tenda saem Lorde Batiatus e Lady Nalfar para observar o ritual. Batiatus usa a mesma armadura que o homem da visão de Neurion em Myth Drannor. Antes que pudessem cortar o pescoço do capitão e jogar seu sangue em um caldeirão, Almeria acerta uma seta certeira no olho do carrasco. Os guardas em volta gritam o nome de Zhengyi e partem na direção dos heróis.
Repentinamente, do meio da floresta surge Amighaum liderando um bando de animais selvagens que atacam as tropas de Batiatus.
Revelando ser o portador de um dos anéis que escaparam do Guardião, Batiatus usa os poderes do fogo que incendeia a alma das pessoas para dar poderes profanos para alguns de seus guardas, queimando com a chama do Moragnir e tudo que há por perto.
Erevan convoca um bando de alces para ajudar a derrotar os soldados incandecentes, enquanto Neurion queimas outros guardas com uma bola de fogo e Numspa corre para abrir as jaulas e soltar os prisioneiros.
Quando Lorde Batiatus é finalmente derrotado, Lady Nalfar acorda de um transe e começa também a pegar fogo. Naugrim entoa a oração encontrada no livro e transforma uma gota do sangue do jovem Voorhees na cura para Lady Nalfar e para Amighaum, que também estava queimando com o Moragnir.
Beriel manda seu familiar levar a cura para as nuvens e Naugrim invoca a oração dos marinheiros que haviam encontrado em Myth Drannor para fazer chover, apagando as chamas do Moragnir que ameaçavam quimar todo o Protetorado.
O Lorde Protetor prometeu trazer a paz de volta à região e explicar o que aconteceu para o Lorde Voorhees. Phillip concorda em ser levado para a Liumbra e prosseguir com sua nobre missão.
Beriel usa a última carta do baralho mágico para destruir o maligno anel, mas com isso acaba libertando um poderoso demônio que desaparece prometendo vingança.