[types field=”calendario-harptos”][/types]
A medida que se aproximam da fortaleza dos gnolls, os heróis notam que muitas árvores e animais estão doentes e debilitados, e a água dos rios e córregos está escura e cheira muito mal.
Uma ponte de pedra que leva até a fortaleza é guardada por dois ogrillons, os irmãos Cascadura, que tentam cobrar pedágio do grupo mas são derrotados com certa facilidade.
As defesas da fortaleza entram então em ação, com uma matilha de hienas avançando na direção do grupo mas sendo incineradas por uma bola de fogo. Arqueiros protegidos por uma barricada atiram setas incandescentes forçando o grupo a buscar abrigo, mas logo esses gnolls também são derrotados.
As criaturas não desistem, e jogam um barril em chamas ladeira abaixo. Neurion explode o barril mas o óleo pegando fogo escorre pela trilha, queimando os heróis e os forçando a pular do passadiço. Após mais algumas batalhas e armadilhas o grupo finalmente adentra a fortaleza.
Lá são atacados por um grande bando liderado por um grande gnoll envergando uma cota de malha. Graças ao heroismo de todos os vilões são derrotados e a bruxa Dynaheir é encontrada amarrada em um fosso. Quando a libertam ela urge que fujam antes que o líder dos gnolls retorne. Pensando já tê-lo derrotado os heróis de entreolham confusos, com uma enorme sombra alada pairando sobre eles.