[types field=”calendario-harptos”][/types]
A sombra que paira sobre o grupo é de Nveryiothrykrazz, o terrível dragão negro que subjugou a tribo de gnolls para levar adiante seus planos de dominação na região. Ele pousa no telhado do forte e ameaça o grupo, mas Ghazkull não se intimida e arremessa uma lança na criatura.
Tau Akuna invoca então o poder de Tyr e desafia o dragão para um duelo, despertando a fúria que vem acometendo os dragões ao redor do mundo. Em resposta o paladino é atingido por um jato de ácido, que o teria matado não fosse a intervenção salvadora de Naugrim.
Beriel derruba a parede do forte sobre o dragão, mas os escombros também atingem o resto do grupo, ativando a maldição no machado de Ghazkull. O meio-orc, tomado por uma fúria incontrolável, parte para cima de Beriel com intenções assassinas. O dragão aproveita a oportunidade para atacá-los e trucida os dois heróis com suas garras.
Por pouco o dragão não dá cabo dos heróis, mas uma martelada precisa de Almeria esmaga seu crânio e o grupo emerge vitorioso.
12 de Marpenoth, 1356 DR (Ano do Verme)
Seguindo finalmente para Candlekeep conseguem uma audiência com Ulraunt, o Guardião dos Tomos, que os ajuda a pesquisar sobre a espada de Kas, a localização da Ilha do Pavor e as misteriosas brumas onde se encontram os artefatos de Vecna.