08 Alturiak, 1357 DR (Ano do Príncipe)
Acompanhados de um destacamento de guardas da rainha, o grupo sai em segredo durante a madrugada na direção de seu destino.
Perto do vilarejo onde a torre está escondida avistam uma figura montada em um cavalo tentando se esconder do grupo no meio da floresta. Ozzo, Numspa e Beriel seguem a figura pelo meio do mato enquanto o resto avança para a vila junto com os guardas.
O povoado está estranhamente silencioso e calmo, sem nenhum movimento e nem mesmo fumaça nas chaminés. A população parece ter fugido as pressas, mas no centro da vila a mansão do governador local teve todas as portas, janelas e até mesmo as chaminés bloqueadas por tábuas. Quando se aproximam ouvem um grande estrondo, e uma horda de zumbis escapa da casa.
Ao mesmo tempo o grupo que tentava seguir a figura a cavalo é surpreendida por uma yochlol, que havia conseguido atrair os heróis para uma emboscada em sua forma de drow. A batalha é ferrenha nas duas frentes, mas a Companhia do Milagre emerge vitoriosa.
Ao analisar os corpos dos zumbis, Neurion e Naugrim chegam a conclusão que toda a população da vila havia sido morta e transformada em zumbis, e que a única criatura capaz de tal feito seria um Tirano da Morte, uma espécie de beholder morta-viva capaz de fazer com que as pessoas que morram no raio emitido por seu olho central se levantem imediatamente como zumbis.
O grupo se reune novamente e seguem para a torre disfarçada de moinho. Quando Numspa tenta quebrar a ilusão com sua gema mágica, a mesma é estilhaçada pelo encantamento que protege a torre. Almeria usa então a chave que recuperou na mansão de Lorde Hill e a ilusão se desfaz. No lugar do moinho agora pode ser vista uma torre de quatro andares que bate com a descrição da visão da filha de Saram. Ao entrarem percebem que o interior é maior do que o que pode ser visto do lado de fora.
Antes que pudessem investigar mais são atacados pelo Tirano da Morte, que bombardeia o grupo com os terríveis raios emitidos pelos espectros de seus olhos. O grupo luta bravamente, resistindo a raios capazes de deixá-los mais lentos, drenar sua energia vital e até mesmo desintegrá-los instantaneamente!
Assim que o beholder é destruído, um portal se abre perto da torre e as forças do rei começam a sair por elas.