Os heróis investigam a cripta, e ao abrirem o caixão encontram o corpo sem vida de Rose Marie, seu pescoço apresentando as marcas da mordida do Conde.
Akuna desembainha a espada de Sergei ao mesmo tempo que Strahd surge do chão. O confronto final com o mestre do Castelo Ravenloft se iniciava.
A luz do sol emitida pela espada deixa o conde mais cuidadoso em sua investida, sua pele pálida parecendo queimar ao ser atingida pela luminosidade. Ele recua na direção das catacumbas enquanto suas antigas noivas irrompem do solo revirado da cripta. Três outros oponentes também atacam a Companhia do Milagre: Lady Carol, Lord Thomas e Sir White, transformados em vampiros pelo Conde.
Erevan e Sardo perseguem Strahd enquanto o resto dos heróis se vêem cerdados pelos asseclas do vampiro, que tentam agarrá-los e mordê-los. Mas as magias de Neurion, a luz da espada de Akuna e a fé de Naugrim prevalecem e aos poucos os vampiros vão sendo derrotados.
Movendo-se com uma velocidade preternatural, Strahd tenta se manter aquém da luz do sol que o afeta e surge das paredes do castelo para atormentar os heróis, invocando os antigos espiritos dos mortos para atacar seus oponentes. As feridas que conseguem causar nele a princípio parecem se fechar instantaneamente, mas a persistência dos heróis eventualmente se mostra bem sucedida, um filete de sangue escorrendo pela face do Conde.
Rahadin, o sinistro castelão, aparece para defender seu mestre, mas Erevan em sua forma de elemental da terra consegue resistir bravamente aos ataques do elfo até que Numspa finalmente afunda sua traqueia e as vozes dos mortos pelas mãos de Rahadin podem finalmente descansar em paz.
O resto da Companhia, tendo dado cabo dos outros vampiros, correm para ajudar seus amigos, sendo recebidos por horríveis magias conjuradas pelo Conde. Bolas de fogo e ondas de energia necrótica quase dão cabo dos heróis. Strahd, sob a proteção de uma magia de invisibilidade, avança na direção de Akuna, tentando seduzir o paladino a assumir seu lugar como mestre de Ravenloft. Mas Neurion expande seus sentidos para enxergar o oponente invisível, conjurando uma mão gigante que agarra e esmaga Strahd.
Sem ter para onde correr, o Conde tenta escapar mas, cercado pela Companhia do Milagre é forçado a se transformar em névoas que deslizam de volta para seu caixão.
Os heróis seguem as brumas encontram a forma debilitada do Conde deitada em seu caixão ao lado de Rose Marie. Ele acaricia seu rosto, pedindo desculpas por ter novamente falhado com Tatyana. Akuna tira o corpo da jovem de dentro do caixão e, com um golpe certeiro da espada de Sergei, decapita Strahd von Zarovich e liberta a Barovia de seu tirano, cujo corpo finalmente é afetado pelos efeitos do tempo e dissolve diante dos olhos dos heróis.
Akuna escuta então um chamado vindo da cripta do lado oposto das catacumbas, e sente que deve levar o corpo de Rose Marie até lá. Descendo as escadas de mármore branco, avistam o espírito de Sergei von Zarovich de braços abertos entre as estátuas angelicais da cripta. Rose Marie desperta nos braços do paladino, as feridas em seu pescoço milagrosamente curadas. Enquanto caminha na direção de Sergei seu corpo vai se tornando etéreo e brilhante, a quando as almas dos dois se encontram o casal sorri e desaparece em uma cascata de luz brilhante, finalmente juntos após centenas de anos. Uma paz toma conta da cripta com a certeza de que a jovem, após tantas tristezas e horrores, finalmente encontrou a felicidade.
Voltando para a capela são recepcionados pelos primeiros raios de sol vistos na Barovia em centenas de anos, filtrados pelos vitrais quebrados nas altas janelas de vidro colorido. Recuperam a fortaleza portátil e escapam do castelo com Lief e os corpos decapitados das últimas vítimas de Strahd. Segundo o contador, a localização dos tesouros do Conde nos corredores labirínticos do castelo foram junto com Strahd para o inferno.
De volta à vila são recepcionados pelo Burgomestre e por Gertruda. Naugrim ainda tenta ressuscitar as vítimas do vampiro, mas suas almas pareciam estar perdidas para sempre. Eles enterram então os corpos do Padre Donavich, de Maria, de Arik e dos outros mortos, e se hospedam na taverna abandonada pelas irmãs ciganas, que fugiram ao primeiro sinal de que seu mestre Strahd havia sido derrotado.