Damara é um reino de baixa densidade populacional nas terras frias do Nordeste de Faerûn. Seu governante é o rei Virdin Bloodfeathers. O Vale de Bloodstone é a única passagem grande o suficiente pelas Montanhas Galenas capaz de permitir um comércio significativo, ligando Damara com a vizinha Vaasa ao oeste. As Galenas são montanhas geladas habitadas em grande parte por goblinóides e gigantes, mas também são o lar de anões que mineram seus depósitos de bloodstones, ferro e prata.
A capital da Damara é Heliogabalus, fundada em 1075 DR por Feldrin Bloodfeathers, o primeiro rei de Damara. O reino prosperou com o comércio exterior, mais especificamente através de caravanas que escoavam a produção de bloodstones e outros minérios para Impiltur e os assentamentos ao redor do Mar da Lua, através do passo entre Rawlinswood e as Montanhas Earthspur conhecido como Caminho dos Mercadores. As bloodstones são pedras semi-preciosas que costumam ser lapidadas para parecer com gotas de sangue, ou vendidas em barras no valor de vinte e cinco peças de ouro, cada uma com o selo de uma casa nobre de Damara.
Os habitantes de Damara são um povo resistente, capazes de suportar os rigorosos invernos com o que colhem durante algumas curtas semanas mais quentes durante o verão. Desde seus primeiros dias, Damara foi dividida em condados e baronados, mas unidos sob o trono de Damara. Estas províncias funcionam como cidades-estado, com artesãos, centros comerciais e comunidades agrícolas e de mineração.