A Cavaleira Vermelha, ou a Senhora da Estratégia, é a divindade da estratégia e das táticas de batalha. Seu dogma dita o uso de cuidadosas táticas na batalha para conseguir a vitória, sob a crença de que uma boa estratégia é a melhor maneira de ganhar uma batalha com o resultado mais favorável. Seu símbolo é uma peça de xadrez, um cavaleiro vermelho com estrelas no lugar dos olhos.
Calma e de temperamento lógica, a deusa demonstra muita compaixão, embora não tema enviar seus seguidores para suas mortes quando necessário para assegurar o objetivo de um plano. Ela raramente ergue sua voz, é apaixonada por uma boa piada e dona de uma risada estrondosa. Ela odeia o comportamento distraído e despreza os homens que trocam de aliados com freqüência ou por capricho.
Ela foi elevada a condição divina por Tempus, como um contrapeso natural em relação a Garagos. Ele serve lealmente ao seu patrono, a quem considera uma figura paterna. Ela trabalha junto de Torm, que possui opiniões semelhantes, e considera Valkur como seu melhor aliado em combate naval, mesmo que este não seja muito confiável.
A Cavaleira Vermelha mantém seu nome verdadeiros em segredo para todos, exceto do Senhor das Batalhas, pois entende que se qualquer criatura, mortal ou divina, conseguisse algum controle sobre ela, descobririam todos os planos e estratégias de todos os governantes de Faerun e das divindades de todos os mundos.
No dia de Midwinter a Irmandade Vermelha, como é chamada a Igreja da Cavaleira Vermelha, observa o Retiro. Esta cerimônia solene consiste de uma assembléia em que o clero discute as campanhas do ano anterior. Estratégias são discutidas, batalhas analisados, e o conhecimento acumulado passa a integrar os ensinamentos da igreja. Os clérigos da Cavaleira Vermelha, também conhecidos como os “santos estrategistas”, oram por suas magias à noite antes de dormir para se preparar para o dia seguinte.
Seu dogma diz que a guerra será vencida pelos soldados que possuírem o melhor planejamento, estratégia e tática, não importa as chances de vitória. Qualquer tolo pode arrancar a derrota das mandíbulas da vitória com o auxílio da sorte. Somente um mestre na estratégia pode garantir a glória absoluta. A guerra é composta por uma série de batalhas. A perda de uma batalha não indica necessariamente que a guerra esteja perdida. Encontre as fraquezas de seus oponentes e reconheça as suas; evite as qualidades de seus oponentes e utilize as suas. Somente através do uso de suas qualidades e da exploração as vulnerabilidades de seus oponentes é que um indivíduo pode se certificar da vitória. Em tempos de guerra, prepare-se para a paz. Em tempos de paz, prepare-se para a guerra. Encontre os inimigos de seus inimigos e torne-os seus aliados e esteja preparado para se comprometer. A vida é uma série de combates que ocasionalmente iniciam a guerra. Esteja pronto e tenha sempre um plano de contingência.