Deuses de Faerun: Marthammor Duin

Marthammor Duin (Mar-tham-more doo-ihn), é o jovem deus dos anões andarilhos e patrono dos anões que deixaram seus clãs para explorar o mundo. Ele também é conhecido comoAquele que olha pelos Peregrinos” e oOlho observador”. Ele também é um exarca de Moradin.

Ele aborda a vida com a curiosidade daqueles que querem ver o que está além do horizonte e está sempre disposto a trocar histórias de viagens. Ele é o raro espírito de exploração dos anões, e a centelha de curiosidade que seus seguidores associam com rajadas de raios.

Seus devotos são conhecidos como os Volamtar (“os que trilhas os novos caminhos”). Eles representam uma das igrejas dos anões mais reconhecidas na superfície, particularmente no Norte. Os Volamtar marcam as trilhas perto de fortalezas dos anões para facilitar o caminho daqueles que queiram começar a explorar o mundo. Eles patrulham as rotas comerciais e trilhas de caça entre os enclaves dos humanos e dos anões, curando os enfermos e limpando essas áreas de predadores perigosos.

Nas áreas urbanas eles montam templos com o objectivo de reforçar as populações dos anões por meio da cura, cerimônias religiosas e troca de informações. Algumas vezes eles tentam ganhar posições políticas menores para influenciar o governo das cidades dos não-anões.

Eles rezam por suas magias de manhã e celebram numerosos feriados durante todo o ano, celebrando inclusive nos nove dias seguintes a cada festival.

Marthammor tem um aspecto chamado Muamman Duathal, deus dos andarilhos e expatriados. Este aspecto tem consideravelmente menos seguidores do que Marthammor.

Outros membros do panteão anão acham o comportamento de Marthammor como palhaçada’ e esperam que o seu interesse no mundo de cima logo vá passar. Moradin é grato que, pelo menos, seu filho mais novo é mais disciplinado do que Dugmaren. Dugmaren é um dos maiores amigos de Marthammor.

Ele odeia os deuses de orcs, goblins e gigantes e detém inimizade especial com Grolantor, deus dos gigante das colinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *