O continente inclui um território que é tão variado quanto a Europa, Ásia ocidental, e muito da África em nosso Planeta Terra; também é significativamente maior que os Estados Unidos. Além do litoral exterior para o oeste e sul, a característica mais dominante no continente é o Mar das Estrelas Cadentes. Este é um mar interior irregular que mantém no seu interior terras férteis e que serve como uma rota de comércio principal para muitas das nações fronteiriças.
O próximo em significancia é o Shaar, uma região larga de gramados no sul que, junto com o Lago de Vapor, separa a área ao redor do mar interior das nações litorâneas à extremidade sulista do continente. Para o leste, Faerûn é limitado por umas regiões vastas de estepe de Kara-Tur, e no norte estão geleiras volumosas (Pelvuria e Reghed) e tundra. Sul do continente, separado pelo Grande Mar, é a terra sub-tropical de Zakhara.
O continente inclui o seguinte regiões geográficas e políticas:
Noroeste – Uma região selvagem, de invernos difíceis, hordas de orcs e tribos de bárbaros, é geralmente chamada de “O Norte”. É uma região em sua maior parte sem donos que vai do Grande Deserto de Anauroch ao leste até o Mar das Espadas a oeste. Esta área contém a Floresta Alta, o Vale de do Vento Gélido (Icewind Dale), a Fronteira Selvagem, as Fronteiras Prateadas (Luruar), a Costa da Espada e a cidade portuária de Waterdeep. Esta área é um das regiões mais populares das campanhas iniciadas em Faerûn, e foi a usada para criação de vários jogos de computador de RPG muito populares, como Neverwinter Nights e Baldur’s Gate.
Norte – Este trecho de região vai do largo deserto de Anauroch no oeste à extremidade oriental do interior do Mar da Lua, na região do norte do continente. É uma região de contrastes, com a verdejante Terra dos Vales, os desertos de Anauroch, o litoral do Mar da Lua, A Vastidão, e O Percurso (The Ride) das estepes amargamente frias.
Nordeste – Esta área remota começa nas gélidas terras proibidas ao longo das grandes calotas de gelo e continua ao sul das costas nordestes do Mar das Estrelas Cadentes. É limitado no oeste pela orla da montanha da terra da Vaasa e ao leste das extensas estepes vastas das Terras da Hordas. Esta região também contém Damara, o Grande Vale, Impiltur, Narfell, Rashemen, e Thesk.
Oeste – Esta região inclui as nações sul de Waterdeep e norte do Mar Reluzente que faz fronteira ao longo do Mar das Espadas. O oeste inclui Amn, Tethyr e Calimshan (as “Terras da Intriga”), Evereska, Lantan, as Ilhas de Moonshae, Nimbral, e as Terras Centrais do Ocidente. Também inclui a multidão de ilhas que vão do oeste no oceano vasto chamado o Mar Sem Fim, coletivamente chamadas como as Ilhas Nelanther.
Interior – Com a exceção das Planícies Brilhantes, estas terras vão ao longo do litoral irregular do Mar ocidental das Estrelas Cadentes. No norte que da orda de Dragonmere do extenso mar longínquo ao oeste, terminando perto das Terras Centrais do Ocidente. Para o sul, a Orla de Vilhon formam um segundo braço conduzindo ao sudoeste. As áreas notáveis desta região incluem Chondath, Cormyr, a Costa do Dragão, Hlondeth, as Ilhas Piratas, Sembia[carece de fontes], Sespech, Turmish, e as Planícies Brilhantes.
Leste – A maioria das nações desta região limita-se as expansões orientais do Mar das Estrelas Cadentes. Aqui o mar forma um braço longo que viaja ao leste antes de virar para o sul para se tornar o Mar de Alamber. As nações do norte desta área misteriosa são o temido “Leste Inalcansável” e as nações sulistas dos “Impérios Antigos”. Esta região inclui Aglarond, Altumbel, Chessenta, Floresta de Chondal, Mulhorand, Murghôm, Thay, e Unther. Muitas destas nações permitem a escravidão, e a economia depende muito desses escravos.
Sudoeste – Esta região fica ao longo da grande península de Chultan que sobressai fora para o oeste. São nomeadas as águas para o norte o Mar Lustrando, um corpo saltado por Calisham ao norte e uniu ao Lago de Vapor pelos Dilemas de Tempestade. Para o sul da terra é o Grande Mar. Localizado nesta área é Chult, Lapaliiya, Samarach, Tashalar, e Thindol.
Sul – Estas terras do sul das regiões ao redor do Mar de Estrelas Cadentes, estando um pouco isolado pelo Lago de Vapor no oeste, e o comprimento vasto do Shaar. É limitado junto o sul pelo Grande Mar; para o oeste pela Chultan península região, e no leste por Luiren. O sul inclui os Reinos de Borda, Dambrath, a Grande Fenda, Halruaa, o Lago de Vapor, e O Shaar.
Sudeste – As terras do sul oriental das planícies gramíneas conhecidas como o Shaar, ao longo das costas do Grande Mar oposto a terra de Zakhara. A região inclui as terras de Durpar, Estagund e Var o Dourado (coletivamente chamado de as Terras Lustrando), Luiren, a terra dos Halflings, Ulgarth, a extensão de Eastermost de Faerûn, e Veldorn, a terra dos monstros.
Subterrâneo (Underdark) – O imenso complexo de cavernas e passagens que serpenteia embaixo de muitas partes do continente de Faerûn – contém cidades drow inclusive a infame Menzoberranzan4 e as ruínas de Ched Nasad, como também Maerdrimydra, Llurth Dreir e Sshamath; cidades de duergar como Gracklstugh e Dunnspeirrin; e cidades quase impronunciáveis de Kuo-toa, Illithids, e Observadores.