Relatos recentes apontam que agentes revolucionários foram avistados na vila de Wiford, conversando com um homem chamado Clarence Cantrell, um informante da rebelião. Testemunhas afirmam que os Tomateiros estavam interessados em histórias contadas pelos pescadores que vivem ao redor de um charco no norte de Ostel. Segundo os boatos, antes da guerra um rapaz havia se apaixonado por uma jovem Sylvia Mordwen, a atual Baronesa de Ostel. Ninguém sabe a razão, mas ela o amaldiçoou e o transformou em um sapo avermelhado. Em noites de lua cheia na beira do charco é possível ouvir o coaxar triste, quase um lamento, do pobre rapaz amaldiçoado.
Os conselheiros para assuntos mágicos do Duque confirmam que esse feitiço que transforma pessoas em sapos existe e é muito poderoso, e que provavelmente os terroristas rebeldes devem estar procurando novas armas para aterrorizar a população de Carmathan.
Aliados em Ostel confirmam que os rebeldes entraram em contato com Jooan Cantrell, dono da estalagem localizada na beira do charco. Ele era amigo de um jovem chamado Dorian Cotter, o jovem que teria sido transformado em sapo. Depois do encontro teriam alugado uma canoa que os levaria até o ponto onde o tal sapo vermelho costumava ser visto. O rapaz que os guiou relata que foram atacados por um bando de Bullywugs, uma raça violenta de humanoides parecidos com sapos e que haviam adotado o sapo vermelho como mascote.
O que aconteceu nos dias seguintes ainda precisa ser esclarecido, mas um homem que afirma ser Dorian Cotter voltou para a região depois de muitos anos desaparecido, com alegações caluniosas sobre Sylvia Mordwen, afirmando que ela era uma jovem reclusa, que ninguém sabia exatamente onde morava nem quem era sua família. Ela aparecia de vez em quando na vila comprar algumas coisas, e flertava com os jovens locais. Ela teve vários amantes, e o rapaz foi um dos que tiveram com ela um breve romance. Quando os dois terminaram o rapaz decidiu seguí-la até em casa certa noite para tentar conquistá-la novamente. Descobriu que ela morava em um casarão no meio do charco. Silvia abriu a porta com um misto de surpresa e raiva, e o transformou imediatamente em um sapo, dizendo que ele nunca deveria ter ido até ali.
Testemunhas afirmam que os rebeldes foram vistos pela última vez fugindo das ruínas incendiadas de um casarão na direção de Praka carregando um estranho cristal. O que aconteceu no coração do charco continuará um mistério, mas certamente os rumores de que a Baronesa de Ostel é na verdade filha de uma hag com um troll, e que sua aparência verdadeira é protegida por uma poderosa ilusão, são calúnias infundadas com a intenção de atrapalhar seu casamento com o Barão de Polten.