23 Eleasias, 1356 DR (Ano do Verme)
Depois da batalha na arena os heróis foram levados para o castelo do Lorde Batiatus. No meio do caminho Amighaum os encontra e diz que há um grande desequilíbrio na natureza daquela região, e pede ajuda para resolver o problema. Erevan promete voltar em breve para investigar.
O castelo Batiatus é muito mais militarizado do que o do Lorde Protetor. Lá, como prometido, recebem o livro “Histórias das Famílias do Protetorado até a Grande Tragédia”, e Neurion começa a estudá-lo. Também recebem o livro “Moragnir, a Grande Tragédia”. Em troca Batiatus exige saber porque estão interessados no Moragnir. Como resposta a Companhia do Milagre revela que querem encontrar a cura para a maldição.
No primeiro livro descobrem que a casa Voorhees é muito antiga em comparação às outras casas menores, e poucas são as que restaram dos tempos antigos. Os Voorhees sempre protegeram as rotas de comércio.
No livro do Moragnir há registros de muitas doenças que assolaram a região antes da vinda do Moragnir. A maldição do Moragnir trouxe um fogo que nunca se apagava. O Lorde Voorhees queimou todo seu rosto e levou a família para um templo em um morro próximo da Protetorado. O Moragnir assolou a região 800 anos atrás. Na contracapa do livro encontramos o símbolo de Candlekeep e a indicação apontando para a Sala Vermelha, terceira estante, prateleira 2.
O Moragnir chegou pelo mar em um baú, trazido por um marinheiro. Moragnir foi a única coisa que o marinheiro conseguia dizer.
O Lorde Protetor atual não é o filho do Lorde anterior, que foi morto por Abnegados na floresta. O atual é sobrinho do falecido Lorde.
A única família nobre que sobreviveu ao Moragnir é a Voorhees. Lorde Batiatus é irmão de Laetitia Batiatus, e não a vê desde seu casamento com Lorde Jairus Voorhees.
Um enviado de Batiatus chega com notícias de que um bandido foi capturado e acusou os heróis de estarem aliados com Hanima, o líder dos Abnegados que sequestrou Lady Nalfar, e uma recompensa foi oferecida pela captura do grupo. Para despistar seus perseguidores os heróis seguiram para a floresta investigar o desequilíbrio na natureza.
Encontraram por lá várias árvores derrubadas, e em uma clareira surpreenderam orcs e yuan-tis derrubando a floresta.
Depois de derrotar os oponentes encontraram uma caldeira onde madeira e corpos eram queimados, contaminando a água da região. Encontraram também armaduras com o brasão da família Voorhees. Erevan mandou um pássaro avisar a Liumbra de que algo semelhante deve estar acontecendo por lá.