O Baronato de Polten

Casa: BelMaris
Duque atual: Zorth BelMaris, 19º Barão de Polten
Brasão da Família: Uma mão aberta
Capital: Trailsend (12.000 habitantes)

Localizada nos férteis vales do centro-sul da Damara, às margens do lago Mogadore, a província de Polten é a porta de entrada para o reino. Sua capital, Trailsend, é a cidade irmã de Praka, capital do Baronato de Ostel, localizada nas margens opostas do lago.

Como Carmathan, Polten mantém fortes laços com a Impiltur. Em tempos de paz e de comércio pujante, Trailsend era de onde saiam as caravanas que seguiam para o sul, e a primeira parada para caravanas Impilturianas vindas no sentido oposto.

O Barão Donlevy, o Velho, era um homem sábio, amado na província antes da ascensão de Zhengyi. Quando a invasão do Rei Bruxo da Vaasa começou, o Barão foi um dos primeiros a entender o que significaria ser derrotado por um inimigo tão perverso. Seu filho, acometido de uma doença misteriosa, faleceu logo nos primeiros meses da guerra, e um funeral de estado foi realizado.

Depois que Zhengyi venceu a batalha em Goliad, os medos do velho  Donlevy se realizaram. Toda a Casa BelMaris foi abatida e Zorth, um primo distante, assumiu o título de Barão de Polten.

Trailsend

Uma das fortalezas mais poderosas da Damara, Trailsend é a capital de Polten. O enorme castelo no centro da cidade foi um dos primeiros edifícios do reino, construído pelos associados de Feldrin Bloodfeathers. A população da cidade cresceu após o fim da guerra, inflada por refugiados vindos do norte.

Praka e Trailsend são cidades irmãs. A foz do rio Grande Imphras, na margem sul do Lago Mogadore, separa as duas capitais, e Trailsend é o braço forte que protege os artesãos de Praka. Os laços entre as duas cidades se fortaleceu após a derrota na batalha do Goliad. Sylvia, a atual Baronesa de Ostel, indicada pessoalmente pelo Rei Bruxo, é a maior aliada de Zorth, o primeiro a reconhecer sua legitimidade ao título. Figurinha fácil em Trailsend, nas cortes das duas províncias é dado como certo que um casamento unirá os dois baronatos em algum momento.

Como Trailsend é geralmente a primeira cidade que os forasteiros visitam na Damara, várias empresas se especializaram em encontrar trabalho para os aventureiros que chegam no reino.

Pessoas importantes

Ephran o magro – um bruxo excêntrico que freqüentemente fecha as portas de sua loja e vaga pela Damara e por Impiltur. Ele colecionou muitas maravilhas em suas viagens, que vende para seletos indivíduos. Ele é vitima de uma maldição que fez com que seu apetite desaparecesse, o que o fez ficar extremamente magro. Ele é obcecado por descobrir os domínios de uma antiga civilização que habitava o chamado Mar Astral.

Chendrea, a branca – Feiticeira meia elfa, é a arcanista mais conhecida da cidade e mestre da Guilda dos Magos de Trailsend. Com seus cabelos cor de marfim, Chendrea é conhecida por seus modos bruscos.

A Guilda de Magos é o melhor lugar para se comprar componentes e materiais raros para magias, além de ser um lugar tranquilo para criar itens mágicos ou conseguir informações sobre magias estranhas. Menos de uma dúzia de magos pertencem à Guilda de Trailsend.

O Velho Shiggetam –  monge proprietário e bartender na taberna Piscadela, Shiggetam é um rosto amigável e fonte de informações ocasionais. Quando jovem, Shiggetam era um monge em um dos mosteiros que se interessava pela produção de cerveja. Com o tempo, ele descobriu que gostava muito mais de cerveja do que de meditação. Shiggetam reluta em falar sobre seu passado.

Muitas das cervejarias da cidade alegam servir a “melhor cerveja de Trailsend”. Apenas na Piscadela essa afirmação é verdadeira. Um acordo com um dos antigos mosteiros de cerveja da região garantiu um contrato de exclusividade, aos quais Shiggetam adiciona uma mistura de especiarias que diz ser o “segredo de família”. O resultado, após o envelhecimento adequado, é uma cerveja que encanta os sentidos, ao mesmo tempo em que confunde o paladar do anão mais exigente.

O Piscadela está perto o suficiente das docas para atrair uma multidão rude e desequilibrada, mas rixas e brigas são raras. O local tem um sinal de rua proeminente, um olho aberto que pisca por uma ilusão, por isso é fácil encontrá-lo.

Vintra Marktunsel – está jovem halfling é a lider da Guilda Chicane, especialista no comércio de especiarias vindas do extremo oriente.

A casa que abriga a guilda teve um começo humilde como um barraco em uma das principais vias da cidade, crescendo aos pouco até se tornar um depósito e, finalmente, tornou-se uma fortaleza mercantil. O povo de Trailsend a compara ao corpo de uma aranha, aqueles que estiveram lá dentro dizem que a casa é como um labirinto, o resultado de centenas de pequenas adições feitas por arquitetos indiferentes ou hostis ao trabalho uns dos outros.

Daleport

Daleport surgiu quando um grupo de barqueiros ambiciosos viram a oportunidade de oferecer aos comerciantes e viajantes que cruzam a linha Morov-Polten uma opção melhor do que pegar a Estrada Real, ou o Vau do Dalen (ambos passam por um trecho de pântano). A estrada é tão ruim que os dez quilômetros adicionais que sobem o rio Icelace até o Vau podem acrescentar a uma caravana carregada até dois dias difíceis de viagem, de modo que os barqueiros se davam muito bem. Mas a guerra contra a Vaasa fez os negócios para as barcaças de Daleport diminuírem.

A vila também é conhecido pela Casa dos Barcos, uma taberna de reputação selvagem. Anteriormente um armazém, a casa é um enorme estabelecimento, acomodando confortavelmente 500 pessoas. A maioria da população de Daleport pode ser encontrada aqui a cada noite, fazendo negócios com os viajantes. Os donos de barcaças são conhecidos por se engajarem em algum contrabando com certos clientes menos respeitáveis. De fato, durante uma visita à Casa dos Barcos, uma pessoa pode obter, ou pode descobrir onde conseguir, qualquer coisa que desejar.

Tellerth

Tellerth é a cidade mais oriental de Damaran, situada nas margens de Rawlingswood. Outra cidade de pessoas de mentalidade independente, o povo pouco amigável de Tellerth fechou os portões de sua cidade quando do início da guerra.

O antigo rancho da família BelMaris ainda produz alguns dos melhores cavalos em toda a Damara, e ainda tem alguns cavalos de Narfel (considerado um dos melhores cavalos de raças em Faerun) como reprodutores. Eles enviam alguns cavalos por mês para a Trailsend em leilão.

Os lenhadores de Tellerth retiram sua madeira de Rawlingswood, mas tradições antigas informam o que cortar, onde cortar e quanto é demais. Os druidas do círculo de Let estabeleceram as restrições pelas quais os humanos poderiam cortar pacificamente em alguns trechos da grande floresta, mas hoje em dia ela não é mais tão segura, pois alguns druidas que veneram a morte não se importam com os antigos pactos.

Withermeet

A aldeia de Withermeet é altamente conservadora, resistindo a mudanças de qualquer tipo desde a sua criação há mais de dois séculos. A cidade continua com as mesmas tradições, alheia às forças dramáticas que atuam no reino.

Withermeet recebe seus visitantes prosperando em seu papel como uma escala entre Trailsend e os povoados ao norte. A aldeia propriamente dita não é mais do que três dúzias de estruturas: principalmente pousadas e oficinas, incluindo várias bons ferreiros. No entanto, o povo de Withermeet possui muitos quilômetros quadrados de boa terra para plantio.

Os especuladores de terra vêem Withermeet como uma boa oportunidade, e alguns ofereceram ouro sério para as terras de Withermeet. As pessoas da cidade estão interessadas principalmente em preservar seu estilo de vida pacífico e rejeitaram firmemente todos os avanços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *