Casa: Devlin
Duque atual: Helmont XIV, 21º duque de Carmathan (Dashard Devlin)
Brasão da Família: Foice Ensanguentado
Capital: Ravensburg (3.500 habitantes)
Carmathan é uma das províncias mais ao sul da Damara, fazendo fronteira com Impiltur. Apesar de várias minas ao longo das Earthspurs no oeste terem se mostrado promissoras, ela é a principal província agrícola do reino. Em anos de boas colheitas, Carmathan sozinha pode alimentar os povos de todo o reino.
Carmathan tem raízes profundas com a linhagem real da Damara. Ravensrock foi o primeiro assentamento da Damara, lar da casa dos Feldrin e dos fundadores do reino. Ferozmente independentes, os Carmathans se consideram o verdadeiro povo da Damara, fundadores do reino.
O Ducado é dividido em seis condados. Cada um deles é governado a partir de uma cidade que compartilha o nome do condado. Os condados de Carmathan são: Ravensburg (governado pelo duque e seu prefeito), Fairfield, Highland, Morildon, Edgelin e Rivervale.
Metade das Baixadas dos Halflings é tecnicamente parte do condado de Ravensburg, mas na prática os Hin pagam seus impostos, cultivam a terra e geralmente cuidam da própria vida, raramente se envolvendo na política do Ducado. A metade oriental das Baixadas está em Ostel.
História recente
A casa governante de Carmathan está em tumulto. Na mesma noite em que o Rei Bruxo da Vaasa enganou o Rei da Damara e o levou a morte, Zhengyi deu ordens para que os agentes da Cidadela dos Assassinos atacassem as casas governantes ao redor do reino. A primeira vítima foi Helmont XIII, o 20º Duque de Carmathan. Naquela noite os assassinos mataram mais de 50 membros da família Devlin, deixando apenas a marionete escolhida por Zhengyi para a sucessão, que foi rapidamente nomeado.
Assim, Dashard Devlin, um covarde incompetente, subiu ao trono em Ravensrock. Dashard era o quarto primo de Helmont, e assumiu o título de Helmont XIV. O fantoche vem desempenhando seu papel como chefe de um “estado independente” bem o suficiente para manter a lealdade do povo de Carmathan. Guiado pelo seu senhor, Dashard estabeleceu uma rede de propaganda muito bem sucedida em todo o Ducado.
Os condados de Carmathan
Ravensburg
A sede do poder do Ducado, a cidade de Ravensburg foi fundada por Feldrin Bloodfeathers e foi a capital original da Damara. O condado de Ravensburg inclui a cidade e todas as terras que fazem fronteira com o rio Whitewash até chegar ao Baronato de Ostel. O condado de Ravensburg também inclui a metade ocidental das Baixadas dos Halflings, embora os Hin tendam a não prestar atenção à política do Ducado.
Além da Casa de Devlin, duas outras famílias exercem o poder no condado de Ravensburg, alguns dizem quase tanto poder quanto o Duque.
A Família Macceln: Antes da ascensão de Dashard ao poder, os Macceln tinham um firme controle sobre Ravensburg, mas o faziam das sombras. Sob Dashard eles retiveram muito do seu poder e têm influência considerável sobre a máquina de propaganda do Duque.
A Família Grayson: Esta era uma das principais famílias nobres de Carmathan, descendente de um dos principais tenentes de Feldrin Bloodfeather. Ao contrário da maioria dos demais nobres, os Grayson não eram negligentes ou tolos: eles trabalharam duro através dos séculos para manter Carmathan sempre relevante. Agora eles lutando para sobreviver, se esforçando para afastar a percepção de que são traidores depois que um de seus jovens membros, segundo a máquina de propaganda do Duque, participou no assassinato do antigo Duque.
Fairfield
O condado mais plano e mais aberto de Carmathan é Fairfield, uma região de planícies suavemente onduladas e fazendas espalhadas ao longo da fronteira nordeste do Baronato de Ostel.
A partir do norte, Fairfield é uma estrada aberta que leva ao coração de Carmathan, e a maioria das grandes guerras de Carmathan foram travadas dentro e ao redor desta província. Consequentemente, as pessoas de Fairfield são organizadas em milícias alertas e bem treinadas para combater qualquer invasão.
Conde Daerin Isilvar: A fundação da Damara foi em parte financiado pelos Isilvars, que ajudaram a bancar os soldados de Feldrin. Fairfield foi o pagamento dos Isilvars.
Rivervale
O condado mais ao sul de Carmathan, Rivervale é o mais isolado de todos, algo que o distingue dos outros. As Montanhas Earthspur, que são consideradas parte do Ducado de Arcata, ficam a oeste, enquanto a misteriosa Earthwood define suas fronteiras sul e leste. O Rio Whitewash desce do Glaciar do Verme Branco e define as fronteiras de Rivervale.
Rivervale tem três comunidades dignas de nota. Sua capital fica nas margens do Whitewash e distante um dia de viagem da capital Ravensburg. Para oeste fica a pequena vila de pescadores de Piercalm, e para sul a vila de gnomos de Rosebriar, que negocia com os elfos de Earthwood.
As cidades de Tomrav e Sudrav, no sul de Arcata, fazem comércio através de Piercalm durante os meses de verão, quando os Earthspurs permitem viagens.
Conde Giles Rosby: Um corpulento nobre mais à vontade com uma pena que uma lâmina. Lorde Rosby desfruta de uma boa bebida e não resiste a um conto galante. Ele gosta de viajar pelo seu condado com sua jovem e bela esposa, Hanna, e impor-se aos lordes locais, certificando-se de que os impostos estão em ordem.
Highland
Highland fica entre as colinas na fronteira com Arcata e foi o lar da maioria dos campos de refugiados durante a guerra. As pessoas que viviam do comércio com as províncias do norte está diminuindo cada vez mais. A população desta antiga cidade comercial é de apenas 1.000 pessoas.
Conde Tomas Releden: O Conde não gosta de nada mais do que uma espumante caneca de cerveja. Ele tem uma intensa aversão à política e às reuniões e, em geral, tende a ficar do lado do Conde Isilvar, com quem ele tem um relacionamento próximo, nas disputas do Ducado.
Morildon
Morildon está situado no centro de Carmathan e faz proveito de sua localização. O Conde, Joseph Moril, descende do homem que fundou a cidade e faz um lucro saudável do comércio que passa por Morildon.
Conde Joseph Moril: O Conde está preocupado com o lucro e não com a qualidade de vida. Sua família é uma das famílias nobres mais velhas em Carmathan e ele tem orgulho de sua linhagem.
Edgelin
Quando da fundação da Damara, a cidade de Edgelin foi estabelecida para abrigar uma guarnição de tropas para proteger contra qualquer invasão das Galenas. Hoje a cidade serve mais como uma passagem de fronteira, um lugar para os funcionários aduaneiros e comerciantes honestos. Sua população é de cerca de 1.500 pessoas.
Conde Bernard Malern: O conde Bernard Malern é um burocrata que insiste em protocolos e etiqueta adequados. Ele é muito detalhista.
As Baixadas dos Halflings
As Baixadas dos Halfling são um trecho fértil de terras agrícolas no sudeste de Carmathan. Do outro lado da fronteira é a cidade de Zarach, no Baronado de Ostel, e imediatamente ao sul das Baixadas é a fronteira de Impiltur. É uma comunidade relativamente fechada. Os visitantes são tolerados, mas não são bem-vindos.
Esta terra é habitada quase exclusivamente por halflings (conhecidos como Hin), com apenas alguns homens espalhados entre eles. Aproximadamente 4.000 Hins, com três vezes mais crianças, chamam as Baixadas de lar. Per capita, as Baixadas são a comunidade agrícola mais produtiva em todas as Terras de Bloodstone, e os halflings se orgulham de seu trabalho árduo.
As Baixadas são dirigidas pelo Conselho de Anciãos, que seleciona entre eles um prefeito para interagir com os senhores do povo grande. Como as Baixadas atravessam Carmathan e Ostel, o prefeito Greenshade é forçado a interagir tanto com o duque Helmont XIV quanto com a baronesa Sylvia Praka, embora ambos os líderes das províncias mandem burocratas para se encontrar com o prefeito. A Baronesa Praka detesta em particular os Hin, e nega costumar chamá-los de “coelhos”.
As Baixadas cobrem uma área considerável, pouco mais de 50 milhas leste-oeste e cerca de 20 milhas norte-sul. Colinas ondulantes e riachos abundantes cobrem a paisagem. Existem vários “centros de aldeias” nas baixadas, o maior sendo Whitebridge, enquanto o mais oriental é o Oldwell. No extremo oeste há uma grande floresta conhecida como Fanewood, que não é totalmente amigável ou segura. Os Hin contam a seus filhos histórias de monstros que saem do Fanewood para atacar crianças desobedientes. Viajando pelo resto das Baixadas, pode-se percorrer uma ou duas milhas entre as tocas de Hin e a ocasional casa de madeira ou pedra “quando o solo não é adequado para uma toca decente”. Entre as habitações encontram-se colinas cobertas de pomares, grandes hortas e fazendas de grãos, hervas e fumo.
Rebanhos de ovelhas e cabras podem ser encontrados em todos os lugares nas Baixadas. Embora pareça que os animais vagueiam livremente, um olhar mais atento verá os pastores cuidando de seus rebanhos. A maioria das fazendas e casas tem galinheiros e porcos, enquanto alguns também têm pequenos rebanhos de gado. Os fazendeiros Hin mais próximos do Fanewood as vezes reclamam do roubo de alguns animais, mas isso fica mais raro quanto mais a leste se viaja.
Existem outros centros nas Baixadas. Oldwell é o vale mais oriental e está completamente no Baronato de Ostel. Para grande consternação de Sylvia e Helmont, os Hin apenas reconhecem vagamente o Duque e a Baronesa como seus “senhores”, e qualquer tentativa de impor sua vontade nas Baixadas termina com a escassez generalizada de alimentos e mercadorias provenientes dos Hins.
Whitebridge
Whitebridge é a aldeia central das Baixadas dos Halflings, tanto geograficamente como politicamente e economicamente. A maioria das pessoas que fazem negócios com as Baixadas o faz em Whitebridge, embora Oldwell tenha sua própria parcela de comércio.
Mesmo sendo o centro das Baixadas, as casas ainda ficam bastante separadas umas das outras. Exceto pelo centro de Whitebridge, onde a velha ponte branca cruza o rio Green, a maioria dos vizinhos não consegue ver a próxima casa ou toca. Quanto mais longe do centro se fica, mais longe ficam as casas.
População: 500 Hin vivem na aldeia de Whitebridge, juntamente com um punhado de gnomos, anões e humanos.
Prefeito Windsor Greenshade: é o governante de direito das Baixadas dos Halflings, escolhido pelo Conselho de Anciãos ao qual ele pertence. Ele foi eleito prefeito após o assassinato de Marigold Runner e seis outros halflings e humanos por bandidos. O prefeito Greenshade liderou com sucesso a defesa da cidade contra esses e outros bandidos até que Ravensburg enviou patrulhas pelas montanhas de Carmathan e começou a melhorar a estrada entre as duas comunidades. Greenshade liderou pessoalmente sete assaltos contra covis de bandoleiros perto das Baixadas, e é creditado pela morte de doze bandidos e por ordenar a execução de outra dúzia. Mais tarde, ele negociou acordos comerciais com restaurantes em Ravensburg para fornecer peixe defumado e queijo de cabra, iniciando o mais recente boom econômico da cidade.
Enquanto o Prefeito se encontra com os diplomatas do Duque e da Baronesa e se posiciona como o líder das Baixadas, na realidade ele passa a maior parte do tempo se encontrando com os outros membros do Conselho dos Anciãos. O Conselho dos Anciãos se reúne pelo menos sazonalmente como um grupo para discutir e debater o destino das Baixadas, e é o conselho que nomeia e pode remover o prefeito.
Rosebriar
Rosebriar é uma espécie de enigma para o resto do povo de Carmathan. Um assentamento e sua maioria de gnomos da floresta, com algumas famílias de gnomos das rochas, esta aldeia faz fronteira com o Earthwood ao sul. Os gnomos da floresta desfrutam de um bom relacionamento com os elfos que habitam a floresta, enquanto os gnomos das rochas tem as Earthspurs próximas para facilitar a mineração.
Logo depois que Feldrin Bloodfeathers fundou Ravensburg, gnomos inquisitivos da floresta do Earthwood, vivendo nas sombras dos clãs élficos, escolheram deixar a floresta e fazer contato com os colonos humanos.
Nos poucos séculos desde sua fundação, Rosebriar cresceu. As duas famílias de gnomos que estabeleceram o assentamento atraíram outras famílias, e a parte sudeste da aldeia consiste nas casas das árvores dos gnomos da floresta e ainda é considerada o centro da “sua” aldeia.
Rosebriar também atraiu clãs de gnomos das rochas, a maioria dos quais se estabeleceu na margem ocidental do rio, e começou a mineração nas Montanhas Earthspur (que é tecnicamente parte do Ducado de Arcata).
Os mineiros entre os gnomos acabaram conhecendo um pequeno grupo de Svirfneblin durante a mineração. Os Svirfneblin retornaram a seus clãs em Corundruby e finalmente fundaram a aldeia de Ringing Rock abaixo das Minas de Rosebriar. Agora, os Svirfneblin contribuem para o bem-estar de Rosebriar, comercializando minérios, minerais e gemas que os gnomos das rochas provavelmente nunca teriam alcançado. Em troca, os gnomos das profundezas ganham acesso a muitos recursos acima do solo considerados um luxos em Nar Voth (o Upperdark).
Perto de cem anos após sua fundação, o duque de Carmathan na época, um descendente do cunhado de Feldrin Bloodfeathers, decidiu que os gnomos “precisavam” de proteção humana. Ele incumbiu Sir Actia, um de seus cavaleiros, de construir um castelo com vista para a vila dos gnomos para sua proteção. O Castelo Actia foi concluído uma década depois, e durante a construção, uma pequena população humana estabeleceu-se na aldeia.
Para surpresa de Lorde Actia, no entanto, os gnomos realmente não precisavam de um lorde humano e continuaram seguindo os ditames das famílias de gnomos florestais que iniciaram os assentamentos. O senhor humano foi completamente ignorado. Até mesmo os colonos humanos eventualmente perceberam que os gnomos eram os verdadeiros líderes da aldeia.
Lorde Actia faleceu, deixando uma esposa e dois filhos, nenhum dos quais desejava permanecer nesta aldeia isolada. As famílias dos gnomos juntaram seus recursos e compraram o castelo humano dos Actia, permitindo que a família nobre retornasse ao Heliogabalus.
Cinco anos atrás, um aventureiro gnomo chamado Woodamine Sporf se estabeleceu na aldeia. Woodamine começou a se aventurar com Angus Silverblade e Mistmaster de Vaasa antes de seguir por conta própria. Woodamine foi nomeado xerife pelos gnomos da aldeia e usou as moedas que ganhou como aventureiro para comprar o Castelo Actia. Enquanto as famílias dos gnomos da floresta podem estar no comando, Woodamine tornou-se o rosto de Rosebriar.
Os gnomos costumam atuar como enviados entre os elfos de Carmathan e os de Earthwood, e eram considerados uma parte valiosa do ducado pelo antigo Duque, que tratava os gnomos com respeito e permitindo que eles governem a si mesmos, desde que aceitem a autoridade do governo de Carmathan.
Enquanto alguns dos gnomos compraram a rede de propaganda do novo Duque, muitos dos cidadãos de Rosebriar vêem através das meias-verdades e insinuações veladas.
Halflings compõem a maior minoria de não-gnomos em Rosebriar, e há um punhado de famílias élficas, anãs e humanas. As “pessoas grandes” estão todas localizadas no extremo norte da cidade, em ambos os lados do rio. Uma vez além do extremo norte, as casas e empresas parecem encolher de tamanho. Os gnomos das rochas habitam principalmente o extremo oeste da aldeia, enquanto os gnomos da floresta ocupam a porção sudeste da aldeia. Entre as casas nas árvores dos gnomos da floresta, podem-se encontrar muitas tocas de hin.
A maioria das lojas tem mesas ao ar livre para trocar com as pessoas grandes, mas as lojas e casas tendem a ser apertadas e claustrofóbicas para os não-gnomos (ou halflings).