Os monges da Rosa Amarela, também conhecidos como os discípulos de São Sollars, vivem em um solitário mosteiro no alto das Montanhas Earthspur. Eles são conhecidos por sua lealdade aos seu aliados e pela devoção na destruição de seus inimigos. Muito respeitado por sua habilidade em diplomacia, os monges trabalham duro para sobreviver no seu santuário remoto. Os monges viajam frequentemente com paladinos de Ilmater, particularmente da Ordem do Cálice Dourado. É considerada uma grande honra ser escolhido para se juntar às fileiras da Rosa Amarela.
Localização:
O mosteiro fica ao sudeste da Geleira do Verme Branco, nosa altos dos picos das Montanhas Earthspur. Poucos visitam este lugar, pois as trilhas não são facilmente encontradas. A última meia milha da trilha é pavimentada com pedras trabalhadas, cada uma delas inscrita com o nome de um monge da Rosa Amarela já falecido.
Arquitetura:
Construído próximo ao cume da montanha, a enorme fortaleza com vista para a Geleira do Verme Branco abriga aproximadamente 750 monges. Cada geração de monges adiciona novas estruturas e cava câmaras mais profundas. Cerca de metade dos quartos têm vista para o exterior, enquanto a outra metade são câmaras subterrâneas escavadas para o interior na montanha. O interior é um espetacular museu, todos os quartos exibindo obras de arte e arquitetura que refletem a disciplina suprema da ordem. É um tributo meticuloso à perseverança que permitiu à humanidade a ascensão ao poder em Faerun.
Extensas catacumbas se extendem pela montanha sob o mosteiro. Alguns seções servem como tumbas para os monges falecidos. Em outra ala, uma vasta adega possui tonéis de vinho que os monges fazem das amoras que recolhem nas montanhas.As catacumbas também abrigam os mais completos arquivos sobre a região de Bloodstone encontrado em qualquer lugar.
História:
Cerca de 600 anos atrás, São Dionísio recebeu uma visão de Ilmater, dizendo a seus seguidores que um mosteiro deveria ser construído na região de Bloodstone e ser dedicado a São Sollars. O mosteiro deveria ser um lugar de aprendizagem, isolado politicamente, o que permitiria que as verdadeiros histórias de vida dos homens não fossem corrompidas por influências externas. Também conhecido como a Cidadela do Verme Branco, o Mosteiro da Rosa Amarela foi fundada no ano da Rosa Amarela (1236 DR) por seguidores de Dionísio.