Orcus, Príncipe Demônio dos Mortos-Vivos, é um dos lordes-demônios mais poderosos do Abismo. Ele comanda legiões de seguidores, vivos e mortos, e tem grande prazer no sofrimento alheio. Durante seu reinado eterno, Orcus venceu centenas de poderosos heróis e destruiu incontáveis reinos. Em cada conquista, ele adicionou os cadávares dos inimigos derrotados no seu vasto exército de mortos-vivos.
Orcus costuma ser descrito como tendo a cabeça e as pernas de uma cabra, embora com chifres semelhantes a um carneiro, um corpo inchado, asas semelhantes a morcegos e uma longa cauda. Um de seus símbolos mais identificáveis é o artefato conhecido como a Varinha de Orcus, uma varinha com o crânio em sua ponta capaz de matar qualquer ser vivo.
Como muitos dos mais poderosos senhores demoníacos que lutam pelo poder no Abismo, Orcus começou sua existência como um mortal nos planos mortais. Ele era aparentemente um feiticeiro perverso de algum tipo, muito provavelmente um sacerdote para alguma divindade escura. Após sua morte, sua alma, como as almas de todos os mortals maus caóticos, acabou no Abismo e Orcus começou sua vida após a morte como uma humilde larva.
Orcus passou a subir nas fileiras demoníacas ao longo dos próximos milhares de anos, indo de Larva para Mane, de Mane a Dretch, de Dretch para Rutterkin, de Rutterkin para Vrock, de Vrock para Glabrezu, de Glabrezu para Nalfeshnee e, eventualmente, um Balor. A partir daí, ele ascendeu ao posto de senhor demônio, tornando-se o Príncipe dos Mortos-Vivos e governando a camada de Thanatos, o Ventre da Morte. Mesmo que existam outros senhores de demônio que aspiram ao título de “Príncipe dos Mortos-Vivos”, a reivindicação de Orcus ao título foi incontestada na maior parte. Sempre com fome de mais poder, Orcus queria ser reconhecido como “Príncipe dos Demônios”, um título detido por Demogorgon e cobiçado também por Graz’zt. Como resultado, ele se tornou o arqui-inimigo de ambos os senhores demônios. Com o tempo, Orcus também alcançou a verdadeira divindade.
O reino de Orcus é Thanatos, a 113ª camada do Abismo. É uma camada gelada e congelada infestada de mortos-vivos. Várias cidades podem ser encontradas ao redor de Thanatos (a maioria delas governadas por subordinados de Orcus). Orcus governa de seu palácio de Everlost no deserto de ossos do Fim do Esquecimento, ao norte de uma vasta cadeia de montanhas chamada Montes Terminais que atravessam a camada.