O Harpers são uma organização semi-secreta dedicada a promover o bem, preservar a história, a arte e a música, e manter um equilíbrio entre civilização e natureza. Eles consideram a cidade de Myth Drannor pouco antes de sua queda como o auge da civilização e se esforçam para recriar o mundo nessa imagem.
Aqueles que harpejam são liderados por um conselho de sete Altos Harpers, que são responsáveis pela maioria dos planos e metas de longo prazo do grupo. Novos membros para o conselho são eleitos através de votações secretas entre os outros Altos Harpers, onde o tempo de serviço e a discrição são características consideradas muito importantes para os candidatos.
A idéia de criar os Harpers foi concebida por vários líderes militares élficos de Myth Drannor em conluio com alguns rangers e druidas humanos em quem eles confiavam. O mago Dathlue Mistwinter concordou em liderar tal grupo em 324 DR, sendo o chefe de um conselho que também incluiu um (relativamente) jovem Elminster Aumar. Eles adotaram como símbolo o brasão da família Mistwinter – uma harpa de prata entre os chifres de uma lua crescente – e se reuniam no crepúsculo em locais secretos.
A líder dos Harpers na Costa da Espada é Cylyria Dragonbreast, a Senhora de Berdusk. Os Harpers do Salão do Crepúsculo, como são coloquialmente conhecido, agem abertamente contra os interesses dos Zhentarim, do reino de Amn e do Rundeen, uma consórcio de mercantes escravagista que opera no sul da Costa da Espada.
O código dos Harpers
- Harpers trabalham contra a vilania e a maldade onde quer que ela se encontre, mas sempre tem em mente as consequências de seus atos.
- Todos os seres deve andar livre do medo, com o direito de viver suas vidas como quiserem.
- A lei e a ordem auxiliam a paz e favorecem a liberdade, contanto que as leis sejam razoáveis e aqueles que as aplicam sejam justos e compreensivos.
- Nenhum extremo é bom. Para que a liberdade possa florescer, tudo deve estar em equilíbrio: os poderes dos reinos, as fronteiras das cidades e das terras selvagens, e a influência de um ser em detrimento de outro.
- O que for preciso, um Harper vai fazer. O orgulho não governa as ações de um verdadeiro Harper.
- A liberdade é um direito multiversal, embora os Harpers possam limitar sua própria liberdade quando precisarem proteger os necessitados.
- Harpers policiam a si prórpios. Um Harper que ouve o chamado do poder pessoal não pode mais ouvir a doce canção da harpa. Um Harper que toma o poder, e o mantém acima de tudo, é um traidor da harpa. Traidores devem morrer para a liberdade sobreviver.
- Sem passado, nenhum ser pode apreciar o que eles têm, e onde eles podem ir.