Incontáveis deuses existem nos Reinos Esquecidos, sendo que nem todos são nativos de Toril. Muitos destes são divindades alienígenas oriundas de outras dimensões de existência, como os deuses do panteão do reino de Mulhorand, que são os mesmos reverenciados pelos antigos egípcios, e os deuses das várias raças (elfos, anões, orcs, etc.), que em sua maioria existem simultaneamente em Toril e em outros mundos habitados por essas mesmas raças. Outros são simplesmente mortais que conseguiram angariar poder e devotos suficientes para assumir efetivamente o status de divindade legítima.
Os deuses de Toril podem ser divididos em quatro categorias de poder: semideuses, deuses menores, deuses intermediários e deuses maiores. Adiante, segue uma lista das divindades mais influentes dos Reinos Esquecidos, com seus aspectos (aquilo que representam) mais importantes entre parenteses:
Deuses maiores
Bane (tirania, medo, discórdia)
Chauntea (agricultura, fazendeiros, verão)
Lathander (amanhecer, atletismo, renovação, primavera)
Myrkul (morte, corrupção)
Mystra (magia, feitiços, a Trama)
Oghma (conhecimento, inspiração)
Shar (escuridão, noite, segredos, cavernas, o Subterrâneo)
Silvanus (natureza, druidas)
Sune (beleza, amor, paixão)
Talos (tempestade, destruição, desastres naturais)
Tempus (guerra, batalhas)
Tyr (justiça)
Deuses Intermediários
Akadi (ar)
Beshaba (má sorte, infortúnio)
Bhaal (assassinato)
Gond (artífices, inventores, forja)
Grumbar (terra)
Helm (guarda, proteção)
Ilmater (sofrimento, martírio, perseverança)
Istishia (água)
Kossuth (fogo)
Lolth (divindade principal do panteão drow)
Mask (ladrões, sombras)
Mielikki (florestas, rangers)
Selûne (lua, estrelas, licantropos Bons e Neutros)
Tymora (boa sorte, vitória, aventureiros)
Umberlee (mar, tormentas oceânicas)
Waukeen (comércio, dinheiro)
Deuses menores
Auril (frio)
Azuth (usuários de magia arcana)
Deneir (literatura, arte)
Eldath (cachoeiras, riachos, paz)
Leira (ilusão, enganação)
Loviatar (dor, tortura)
Luira (hospitalidade, felicidade, dança)
Milil (poesia, eloquência, música)
Malar (feras, caçadores, selvageria, licantropos Maus)
Torm (dever, lealdade, obediência, paladinos)
Talona (doença, envenenamento)