Em busca de um caminho para sair da Barovia, seguem até o acampamento de mercadores vindos de terras distantes. Os mercadores, agradecidos por terem sido salvos do terrível Ra-Mumm, oferecem ajuda para levá-los até a ilha de Sahu.
Ao atravessar a Janela dos Mundos, a Companhia do Milagre se viu na estranha Sahu, uma terra desértica, seca a árida. Guiando-se pelo mapa presenteado pela família da jovem Raita, seguem na direção da cidade de Dihliz, mas acabam sendo capturados por Kalamaziz, o glorioso Vishap das Montanhas da Desolação.
Em troca da liberdade aos heróis deveriam explorar a necrópole de Sokkar e recuperar o coração de Ra-Mumm, a múmia que haviam derrotado na Barovia. Na necrópole fazem uma aliança com Ophidia as-Sokkari, uma poderosa Lamia, que indica a Pirâmide de Kagamemni como o covil do morto-vivo.
Os heróis derrotam Ra-Munn e seus lacaios, libertando os espíritos do povo gato aprisionado por Ra-Munn e descobrindo que a múmia foi um dos sheiks de Uruk-Kigal, rei que governou a Ilha de Sahu há muitos anos. Ra-Munn se sacrificou para conter a energia maligna da escolhida de Thasmudyan, uma terrível entidade adorada há muito tempo na região, e acabou corrompido, destruindo sua tribo. Em um último ato de sanidade se exilou em Sokkar, impedindo que as energias aprisionadas em seu coração retornasse para a escolhida de Thasmudyan.
Como a energia maligna seria libertada caso o coração fosse destruído, executam um ritual que retarda o retorno de Ra-Munn. Com a ajuda de Ophidia conseguem uma audiência com os Imortais de Sokkar e a permissão para sair da necrópole portando o coração.
Retornando para o lar de Kalamaziz, encontram o Vishap acompanhado por um mago chamado Pizentius, que destrói o coração libertando as energias malignas nele contidas. A energia fica indecisa entre Pizentius e Neurion, e o mago foge quando Neurion consegue atrair a energia para si.
O corpo de Kalamaziz desaparece ao ser derrotado, e a tribo de ogros escravizada pelo Vishap é libertada. A escolhida de Thasmudyan havia prometido a Kalamaziz torná-lo o rei da Ilha de Sahu.
Tau Akuna é afligido por um terrível pesadelo onde um demônio clama pela vida de uma criança em busca de sua inocência.
Seguem para a cidade de Dihliz em busca de pergaminhos sob a guarda da Universidade de Magia capazes de livrar Neurion da maldição do coração de Ra-Munn. No caminho salvam uma caravana do ataque de homens-serpente da tribo dos Hayya-nas. Um dos guardas da caravana é o halfling Tassletuff, que também busca o caminho de volta para Faerûn. Barak Al-Gani, o comerciante líder da caravana, contrata os serviços dos heróis para escoltá-los até a cidade de Ysawis, e de lá seguir para Dihliz.
Nas selvas nos arredores de Ysawis encontram os remanescentes de uma tribo de gigantes amaldiçoados pelo rei Sumulael. Confrontam Barak sobre os soberanos de Ysawis, e o comerciante revela que buscava o talismã de Shajar, deusa do Rio, capaz de restaurar seu rosto deformado. O talismã se encontrava escondido na tumba da Princesa Zoraya em algum lugar de Ysawis.
São recebidos pelo castelão Shalmaneser e vêem que a cidade está sendo reconstruída por uma legião de mortos-vivos. Jantam com a rainha Kazerabet e o rei Sumulael e descobrem horrorizados que os membros da caravana haviam sido transformados em mortos-vivos. Posteriormente a rainha pede ajuda para destruir Sumulael.
Shalmaneser, que conspira contra os dois governantes, os leva até a Tumba de Zoraya para que recuperem a Espada Sedenta por 1000 Almas, capaz de matar os dois necromantes e libertar o povo de Ysawis reanimado contra sua vontade. Na tumba enfrentam a múmia monstruosa de Zoraya e de seu amante, recuperando a espada e o Talismã de Shajar.
Invadem os aposentos de Sumulael enfrentando toda sorte de defesas necromânticas, resgatando o resto da caravana e destruindo Sumulael e a gema que protegia sua alma. Derrotam ainda Shalmaneser, que ataca quando se recusam a matar Kazerabet, e Barak, que tenta roubar o talismã ao se revelar um sacerdote de Shajar.
A rainha conta sobre um amuleto que pode ajudar a romper a barreira que impede a transição entre os planos de existência. Metade dele está na Universidade de Dihliz, e outra no centro da Ilha de Sahu. A universidade deve aceitar uma rara madeira chamada “Cor da Meia-Noite”, que crescem nos subterrâneos da cidade de Moradask, em troca de sua metade do amuleto.
Na viagem pelo deserto encontram o acampamento de Ardasir al-Dara, o incomparável Sheik dos Jann. O gênio também busca Moradask para recuperar os fragmentos do Trono do Pavão. Em um nexo elemental interrompem um ritual da seita dos Tosqueados com a ajuda da genasi Fajr Al-Dihliz. Ela guia o grupo até uma tribo de centauros, que explicam que a seita dos Tosqueados vive em Moradask planejando a volta de Thasmudian.
Explorando as ruínas da cidade enfrentam Imam Sa’ib e seu filho Iman Jurash, líderes dos Tosqueados, e presenciam um ritual para Thasmudian que invoca Ishistul, o terrível Efreet responsável pela ruína da família de Fajr. Do medalhão da genasi sai sua mãe, Zahirah, uma Djinn capaz de enfrentar o outro gênio de igual para igual. Vários cultistas se sacrificam para finalizar o ritual, e um terrível servo de Thasmudian escapa para o plano material.
Descendo até as profundezas sob Moradask, enviam a abominação de volta para seu plano de origem, encontram a madeira que procuravam e descobrem uma página de um livro que pode indicar a cura da maldição que aflige Neurion.
De despedem de Ardasir e viajam finalmente até a magnífica cidade de Dihliz. Em um acordo com o reitor da universidade conseguem a metade do amuleto e a permissão para que Neurion estudasse algumas páginas do Necronomicon, descobrindo que seu autor, Abdul Alhazred, escondia-se em uma dimensão paralela acessível de sua torre na universidade. Eles jogam uma partida de xadrez maligna e o mago ganha acesso ao resto do livro.
No cemitério o resto do grupo derrota Pizentius, que planejava roubar a energia do corpo de Neurion. Reunindo todos os aliados que fizeram em Sahu, fundam os Guardiões dos Nova Selos para impedir a vinda de Thasmudyan. Depois de semanas de preparativos zarpam para a Ilha de Sahu, onde enfrentam Kamalaziz e Vermissa no Jardim da Eternidade, refazendo o quinto selo que prende a Lich. Agarrados em um anzol enviado por Elminster, voltam finalmente para Faerûn.