Voltando para Waterdeep de posse da Espada de Kas, Almeria reencontra-se com seu irmão, Albert Talon. Ele conta que, décadas atrás, o rei de Gallagos descobriu a existência de Almeria, criada em segredo pela rainha, e iniciou uma guerra civil para matar sua filha. Cinco anos atrás as hostilidades cessaram, e a rainha pediu para Albert encontrar a irmã e trazê-la de volta. A esposa de Robert, o príncipe que havia se aliado ao pai durante a guerra, havia sido enviada junto com o filho para dar cabo da princesa.
Um dos anéis malignos inimigos do Guardião está aliado com Lillith, a cunhada de Almeria, controlando Ghazkull e desviando a atenção do grupo para longe da cidade. Aparentemente eles buscam uma herança deixada para Almeria na antiga mansão de Piergeiron Paladinson, Lorde Aberto de Waterdeep e aliado da rainha.
Na mansão, agora de propriedade de um nobre chamado Lauren Hill, enfrentam os aliados demoníacos de Lillith e recuperam uma chave. Ajudam também Khelben “Blackstaff” Arunsun a derrotar os agentes de Zhengyi na região e impedem que Lord Hill dominasse ladrões da guilda Xanathar.
Enquanto investigava as atividade de demônios aliados de Lillith, Erevan é capturado. Depois de ser resgatado conta que a garota que resgataram em Baldur’s Gate havia sido raptada e levada para Gallagos. Investigando o templo de Lathander encontram um portal para o Abismo, e um livro contendo um ritual capaz de romper a barreira das brumas.
Partindo para Gallagos, chegam no meio de uma região dominada por demônios. Quase são enganados por dois dopplegangers, mas um grupo de monges que parecia estar testando Numspa ajuda a revelar o engodo.
Viajando até o esconderijo da rainha, enfrentam demônios e agentes do rei, e Numspa continua sendo testando pelos monges do dragão. A rainha diz que o rei Kral Gargado, muitos anos atrás, descobriu uma profecia que dizia que ele seria derrotado por sua filha, e por isso sempre que nascia uma mulher ele a matava imediatamente. A rainha revela também que Almeria na verdade é filha do deus Tempus.
Seguindo para a torre de Tempus onde a verdadeira herança de Almeria estava escondida, derrotam algumas forças do rei mas um portal se abre e seu exército avança para uma investida final. Os exércitos cercam a torre, mas as forças da rainha chegam a tempo de quebrar o cerco. Lá dentro Almeria recupera sua herança, um poderoso martelo, e diz que o próprio Tempus havia revelado que, para completar seu destino, precisaria matar o Rei Kral e Robert Gargado, ambos devotos de Garagos e inimigos de Tempus, para unificar o reino de Gallagos.
Uma grande batalha acontece nos arredores da torre. A Companhia do Milagre consegue chegar na tenda de comando, derrotando o príncipe Robert e prendendo o Rei Kral para ser julgado pelos seus atos. A influência de Garagos havia deixado o campo de batalha com a morte de Robert e a derrota de Kral, fazendo com que o portal para os planos inferiores sugasse de volta os demônios. Sem o suporte das vis criaturas o exército de hobgoblins não foi páreo para as forças da rainha.
Albert assume o trono de Gallagos e pede que Almeria o ajude a governar. Beriel resolve ficar em Gallagos, enquanto o resto da Companhia tenta encontrar o rastro dos raptores de Rose Marie.