Determinados a procurar mais informações sobre a Ilha do Pavor e as brumas mencionadas por Kas, o grupo decide viajar até a grande biblioteca de Candlekeep utilizando um portal localizado em uma vila fundada por meio-elfos fugitivos de Myth Drannor.
Os líderes da vila, porém, haviam feito um pacto com demônios em troca da localização de cinco malignos anéis. Um sexto anel, conhecido como “O Guardião”, alerta que tais artefatos, agora em liberdade, ainda trariam muitas ameaças.
Atravessando o portal para Myth Drannor, visitam o templo de Oghma para conseguir um livro valioso que compre sua entrada em Candlekeep. No caminho para o templo interrompem um ritual do Culto do Dragão, são atacados por membros dos Zhentarim e ajudam Doust Sulwood, membro dos Cavaleiros de Myth Drannor, a derrotar o avatar da morte. Seguem para o Trono de Shaundakul onde atravessam o portal até a Costa da Espada.
Surgem nos Campos da Agonia, perto das Montanhas do Poente, e descobrem que o portal os jogou quase 10 anos no futuro. O auxílio que prestaram a Doust Sulwood na luta contra a morte fez com que ficassem famosos e conhecidos como a “Companhia do Milagre”.
Seguem para o Protetorado investigando uma maldição que assola a região. Conhecida como Moragni, causa agonia e morte e está ligada à espada de Kas. Lendas dizem que o sangue dos nobres de uma determinada linhagem era capaz de curar a maldição, e precisariam dele para se proteger na Ilha do Pavor.
Para conseguir a cura precisam antes impedir que um dos nobres tomasse o poder na região utilizando um dos anéis malignos que haviam fugido do Guardião.
Seguindo viagem ajudam Lady Zee e Mickey, proprietárias de duas lojas de curiosidades em Heliogabalus, a recuperar uma varinha mágica roubada pelo jovem dragão vermelho chamado Emberlitronax aliado do Culto do Dragão. Como recompensa recebem uma caixa cheia de mistérios.
Passando pela cidade de Asbravn, ajudam a derrotar um bando de gigantes e ogros que assolavam a região e um círculo de Hags que roubavam almas em nome de Zhengyi.
Em Berdusk ajudam a apagar incêndios causados pela passagem de uma revoada de dragões e fazem amizade com os Harpers da região quando impedem ataques de piratas Zhentarim nas cercanias de Scornubel.
Já na Costa da Espada ajudam um estranho guerreiro chamado Minsc a resgatar sua amiga Dynaheir e impedir que o dragão negro Nveryiothrykrazz e um Cambion chamado Príncipe das Sombras tomassem o controle da região.
Chegando finalmente em Candlekeep conseguem mais pistas sobre a localização da Ilha do Pavor e as misteriosas brumas onde se encontram os artefatos de Vecna.