Shadowdale é uma comunidade agrícola nas Dalelands, no norte de Faerûn. É a casa do arquimago Elminster Aumar e o lar de duas das sete irmãs, Storm Silverhand e Syluné, falecida recentemente. Através de sua história, Shadowdale lutou contra as invasões dos Zhentarim e dos drows. Devido ao número de ruínas em Shadowdale, é um local popular entre os aventureiros.
Seu governante é escolhido pelos próprios habitantes. O Lorde de Shadowdale costuma ser alguém que eles tenham em alta estima, muitas vezes um forasteiro que eles consideram como um herói para o vale, tendo mostrado seu valor na defesa do vale. Isto é bem diferente do que ocorre nos Dales vizinhos, onde a regra hereditária é mais comum. Os habitantes de Shadowdale geralmente mantém suas próprias terras e liberdade, jurando fidelidade ao Lorde e pegando em armas somente quando surgem ameaças externas.
Originalmente Shadowdale (então conhecido como “A terra sob a sombra”) era controlado pelos drows, que construíram a Torre Retorcida original para proteger suas rotas subterrâneas na área. Os drows mantinham uma população de humanos e outras raças na superfície para serem usados como escravos.
O primeiro Lorde humano de Shadowdale foi o mago Ashaba, que assumiu o poder em 906, emprestando seu nome à Torre Retorcida e ao rio que corta a região.
Aumry Obarskyr tornou-se Lorde de Shadowdale em 1300. Aumry governou pacificamente ao lado de sua esposa Syluné Silverhand. A paz no vale encorajou ataques e sabotagem dos Zhentarim, e levou ao assassinato de Aumry em 1339. Os assassinos responsáveis pela morte de Aumry foram capturados e mortos por Jyordhan, que assumiu o título de Lorde.
Após a morte de Jyordhan em 1345, Syluné assumiu extra-oficialmente como governante de Shadowdale, embora ela não assumisse o título de Lorde. Isso levou o período a ser apelidado de “o tempo sem lordes”, com Syluné optando por não ocupar a Torre de Ashaba e assumir a liderança oficial. O período durou até 1348.
Quando Florin Falconhand foi convidado para assumir o governo de Shadowdale por Khelben “Blackstaff” Arunsun em 1348, o ranger recusou a honra e o deferiu para seu colega Cavaleiro de Myth Drannor, Doust Sulwood. Doust governou até 1353, quando se cansou da vida na corte e preferiu voltar a se aventurar. Ele passou o senhorio para Mourngrym Amcathra, que governa até hoje.