O grande Império de Shou Lung é a maior entre as muitas terras que compõem Kara-tur. É um lugar de estudo, cultura e governo com três mil anos de história , divididos entre o aparecimento e queda de oito grandes Dinastias e mais de setenta imperadores. Por ter um governo estável e de muita tradição, representado pelo Imperador Kai Tsao Shou Chin, o império exerce uma poderosa influência sobre seus vizinhos.
Vida e sociedade
Os habitantes de Shou Lung, conhecidos genericamente como os shou, são um povo muito prático e cosmopolita, herdeiro de uma cultura de mais de 26 séculos. Sua ciência criou maravilhas, como a prensa de tipos móveis e os fogos de artifício. Os shou foram formados de uma mistura de povos conquistados pelo Império. De seus ancestrais do norte herdaram os longos cabelos negros, que as mulheres adoram enfeitar e prender sobre as cabeças, e as longas barbas e bigodes dos mandarins. Dos antepassados do sul, herdaram a habilidade de tecer a seda, criando robes e vestimentas de qualidade inalcansável em nenhuma parte da terra.
Os shou são uma raça honrada, com grande orgulho de seus ancestrais, do Imperador e de seus próprios nomes. Ao defender sua honra, diferem um pouco de outros cidadãos de Kara-tur, como por exemplo os samurais de Wa ou Kozakura. Ao invés de lavar com sangue qualquer insulto, a maioria dos shou preferem utilizar seus magistrados e a guarda da cidade.
O centro da sociedade é o clã. O clã agrupa a família, incluindo avôs, filhos casados, netos, servos e até animais. No topo da hierarquia está o Chefe de Clã, sempre o homem mais velho da família. É possível, no entanto, que este abdique de sua posição em favor de um filho que demonstre devoção e compromisso com a família. O poder do Chefe de Clã é absoluto, decidindo com quem os membros devem casarem-se, como o dinheiro deve ser gasto, quem irá herdá-lo e quando. Questionar sua vontade é arriscar a ser expulso e sem um clã, um homem é sem honra, não há ajuda e ele não conseguirá boa reputação para casar. O único caminho para estes é a desonrada vida de marginal.
Religião
O Caminho
O Caminho é a fé dominante em Shou Lung, T’u Lung e outras terras de Kara-Tur. Ela defende a filosofia de que não há forças separadas do bem, do mal, do caos e da lei, mas apenas forças interconectadas e inter-relacionadas que os seguidores do Caminho podem moldar. Seus seguidores são divididos em um Caminho das Trevas e um Caminho da Luz, que divergem sobre a melhor maneira de usar o poder para moldar essas forças.
Seguidores do Caminho das Trevas afirmam que um ser superior é obrigado a moldar o universo para seus próprios propósitos, enquanto direciona pessoas não iluminadas para um propósito mais elevado. Os seguidores do Caminho da Luz argumentam que não há seres superiores, apenas seres iluminados, e pensam que preservar o equilíbrio natural do mundo e dos eventos é o caminho apropriado.
Embora descrito como uma elaborada filosofia religiosa, o Caminho é menos uma religião e mais uma filosofia da metafísica. Os seguidores acreditam que a natureza do Caminho é realmente incognoscível, e que a verdadeira fé pode ser encontrada no mundo, não nos livros.
Descobrir os mistérios mais profundos do Caminho perme que seus seguidores ganhem uma espécie de controle místico sobre o mundo material e suas forças. O místico Fargh Choi, de T’u Lung, um seguidor do Caminho, ensinou que o universo é como uma pedaço de tecido, e que, se alguém puxasse um fio, teria um efeito em outro lugar, mesmo nos reinos celestes. Aquele que não era treinado ou desajeitado poderia fazer mudanças perigosas ou abrir rasgos no tecido que permitem que demônios e espíritos malignos atravessem para o outro lado, enquanto um “homem superior” poderia restaurar a harmonia do tecido.
A Trilha da Iluminação
Outra religião seguida na região é a Trilha da Iluminação, baseado em um código escrito de comportamento e crenças que se acredita terem sido criados pelo Imperador Celestial para que o mundo mortal e o Céu Celestial se espelhem mutuamente no processo de alcançar a perfeição.
Em resumo, a Trilha encoraja as pessoas a obedecerem a seus superiores: devem fidelidade aos seus senhores, venerar o passado, os ancestrais, os antigos imperadores e os sacerdotes que ensinam e preservam a Trilha.
Gerações passadas são tratadas como guardiões da Trilha. Bastante conveniente para os que estão no poder, é uma maneira fácil de as dinastias governantes ganharem a lealdade das pessoas. Beneficia especialmente as famílias imperiais de Shou Lung, tornando o imperador Shou tão importante quanto o próprio Imperador Celestial. Pela Trilha, o Imperador de Shou Lung é deificado após a morte e recebe um novo nome secreto (tipicamente o de um animal).
Nove virtudes cardeais também são enfatizadas pelo Caminho: Arte, Compaixão, Coragem, Fidelidade, Honra, Carma, Amor, Respeito à Tradição e Dedicação aos Estudos.
O Imperador Celestial ordenou que os Nove Imortais do Império Celeste cada um assumisse a responsabilidade por uma das nove virtudes cardeais do Caminho, e que fossem entre os mortais ensinar estas virtudes pelo exemplo. Segundo a lenda, o Imperador Celestial também inscreveu os ensinamentos nos Penhascos de Tanghai, para que as pessoas fossem lembradas de sua vontade por todo o tempo.
Os Nove Viajantes
A Fé dos Nove Viajantes é menos uma fé ou religião e mais um conjunto de costumes e uma filosofia. Sustenta que o Céu é um vasto espelho do Império de Shou Lung, com seu próprio Império, governo, burocracia e Imperador. Tudo isso, de fato, descreve corretamente o Império Celestial, que detém autoridade espiritual sobre Kara-Tur, mais de perto do que outras religiões. No entanto, as pessoas de fora tendem a não acreditar na verdade, pelo simples fato de parecerem tão banais e mundanas.
Em particular, os adeptos seguem os Nove Imortais, também conhecidos como os Nove Viajantes, e sustentam que eles são seres extremamente poderosos da Burocracia Celestial. Cada um foi seguido por uma seita diferente. No entanto, os crentes sempre argumentaram sobre qual dos Nove era o líder.
Um dogma fundamental da fé é que mesmo o mais comum dos plebeus poderia se tornar um governante. Esse ponto de vista é abertamente aplaudido pela nobreza, mas é claro que não exatamente encorajado.
Os acontecimentos milagrosos eram frequentemente atribuídos aos feitos dos Nove Viajantes. Um exemplo foram as aparições portentosas dos Gigantes em Cinza. No entanto, quando essas coisas aconteciam, o mandarim de Shou Lung imediatamente mantinha uma Junta de Inquérito do Departamento Local de Certeza e Patrimônio Histórico para verificar sua veracidade.
Como religião, a Fé dos Nove Viajantes é talvez a menos poderosa. Não tem nenhum sacerdócio organizado e muito poucos templos. Em vez disso, seu verdadeiro poder está nas muitas pessoas das classes mais baixas e na burocracia que a seguem. A fé é praticada por monges.
Locais importantes
O Império de Shou Lung é dividido em Províncias, cada uma dela comandanda por um magistrado, responsável pelo cumprimento das leis e pela guarda local. Os magistrados são fiscalizados secretamente pelos Censores Imperiais, encarregados pelo Imperador de descobrir denûncias de corrupção e prender os culpados. Estas são províncias de Shou Lung
Chukei: Foi a província onde o império começou. Teve suas terras arrasadas pelos Nove Imortais, em punição à decadência da corte no fim da Dinastia Li.
Suas principais cidades são Fukiow, grande cidade mineira, próximo a antiga capital do Império, a cidade morta de Kuo Meilan, Kangste, maior cidade comercial na Estrada Kuangchiu que segue para Koryo e Chao Yang, cidade mantém uma guarnição de fronteira que cobre a junção da Kuangchiu e as Estradas dos Temperos.
Ma’Yuan: Província árida, com muitas minas de sal, ferro e outros metais. Também é a região da Grande Muralha do Dragão, que impede as hordas bárbaras de invadir o Império.
Suas principais cidades são Min Low, pequena cidade comercial na Estrada dos Temperos, que já foi aterrorizada pelo Demônio de Cobre de Tros, Yen Ching , cidade favorita para o comércio com os bárbaros do norte, famosa pelos seus cavalos e gado.
Ch’ ing Tung: Esta província alcança da ponta da planície do sal indo para os fertéis vales entre os rios Hungtse e Ch’ing Tung, ao sul. Em suas terras, passa a Estrada da Prata, que atravessa Tabot em direção aos Reinos Esquecidos, porém perigos desconhecidos fazem desta uma viagem um a jornada perigosa.
As principais cidades da província são Shou’Kuan, próxima a Estrada Ningtang , que segue para Yenching, Taitung, cidade no extremo sudeste do Canal do Primeiro Imperador, Shangtou, um pequeno vilarejo famoso por produzir excelente arroz e chá e as visitadas Mi’Shan, local de belas cataratas e do Santuário Chung Tao, dedicado à Kwan Ying, To’Ming, uma cidade comercial e lugar do Palácio de Verão do Imperador e Cham Fau, uma cidade próspera, onde existe a sede do Monastério do Tigre Branco e a escola de artes marciais do Mestre Wang Ho.
Sheng Ti: Província montanhosa, com terraços usados para plantações de arroz. Aqui existem muitas cavernas com todo tipo de criaturas, boas e más.
Suas principais cidades são Lo´Shan, uma cidade portuária de tamanho médio que comercializa com Wa e Kozakura. Mais para o interior, existe a cidade de Hsi-Feng, local da segunda capital imperial e da Fortaleza de Kuai, um sólido castelo de pedra, que dizem que foi construído por gigantes.
Wa K’an: Estas terras nascem nas fronteiras de Sheng Ti e alcança o mar em uma série de elevadas falésias brancas. É uma região propícia para a pesca e a criação de pérolas
Sua cidade mais importante é Hsiang, um pequena cidade portuária, famosa pelos seus peixes e refúgio favorito para nobres dissidentes de Wa.
Ti Erte: Acidentada, com vales e campos, a província se torna mais rochosa e com intenso nevoeiro a medida que se aproxima da costa.
Suas cidades principais são Liaopei, conhecida pela sua comida apimentada e pela suas histórias de luta com a província de Sheng Ti, e Tsingtao, famosa pela sua cerveja e vinho, que são exportados para outras províncias.
Hungtse: A província de Hungtse, colonizada na Dinastia Ho por senhores de terra que deixaram Ti Erte e Sheng Ti, tem uma região fertil e exuberante que se extende pelas proximidades do rio Hungtse. Grande quantidade de arroz e chá cresce aqui, assim como a maioria da seda produzida no Império.
Sua cidade mais importante é Kirin, a terceira capital imperial (anteriormente chamada de Hai Sheng).
Wang Kuo: Aqui está localizada a atual cidade imperial, Kuo Té Lung, construída após a Praga do Mármore, que devastou a cidade imperial de Hai Sheng.
Suas principais cidades são a própria Kuo Té Lung e Ping Chow, cidade comercial e grande centro cultural.
Hai Yuan: Local de densas florestas e pântanos, esta terra é quase impossível de se cultivar, mas oferece um refúgio excelente para piratas e outros marginais. No tempo dos Grandes Lordes Piratas, a capital da província era chamada Província de Karatin, e quase tudo era pântano e selva. Sob o comando do primeiro Imperador Chin, da Dinastia Hai, a região em volta da idade de Karatin foi drenada e construíram-se diques, tornando-a fertil. Em honra a este feito, a província foi chamada de Hai Yuan (Província Marítma).
Suas principais cidades são Karatin, a maior cidade, Taoshin, cidade portuária que comercia com o leste, Keelung, famosa pelo seu chá e sedas finas, Shansin, uma cidade pesadamente fortificada, que juntamente com a cidade de Meoling, se posiciona na fronteira com T´u Lung. As duas últimas são conhecidas por planos e intrigas.
Kao Shan: Terra de altos picos, cortados com profundos vales preenchidos com ricas fazendas. A distante província foi ocupada por tabotanos que procuravam novas terras no leste e ministros e nobres exilados da Capital Imperial. Seu povo é composto de bons, porém rudes guerreiros.
Sua principal cidade é Kai Shan, agora uma cidade independente, conhecida como um lugar de vícios, corrupção e acordos sombrios.
Yu´l: Altas montanhas envoltas em neblina. A província de Yu´l é rocha e frio. Agricultura é rara, somente sendo feitas em terraços em algumas montanhas. Os habitantes costuma criar bodes. Aqui existe o Templo de Sagai, um local de devoção construído há 8000 anos atrás por um povo desconhecido. Hoje está deserto e acredita-se que possa ser o covil de algum horror malígno.
A principal cidade é Taichan, um pequeno virarejo, mas altamente defendido por uma guarnição militar, que mantém uma feroz independência da burocracia de Shou Lung pelos últimos 20 anos.
Chu´Yuan: É uma densa e interminável floresta de bambus, arbustos e criaturas venenosas. Seu povo é composto de caçadores e lenhadores, já que a atividade agrícola é quase impossível.
Suas principais cidades são Yentai, a cidade central, localizada na ponta do Vale do Hungtse, onde artigos vindo de Tabot são negociados, Taitun, no baixo Hungtse, onde mercadores compram raras ervas e remédios, Chu Ting, uma cidade de artesãos na borda da Grande Floresta de Chu´Yuan, onde são fabricadas finas mobílias, Ping Tung, local do Templo de Shingten, Sentai, onde se encontra o monastério da Cobra Branca e Li´Ping, a maior cidade com guarnição militar na grande Estrada Tungpu, que desce para as terras do sul.
Tien Lun: Esta terra foi arrasada por anos de guerra de Shou Lung contra T´u Lung ee em algumas áreas nada cresce. Sua população é hostil e violenta. Sua principal cidade é a semi arruinada Chowthou.
Arakin: Região montanhosa que torna-se menos acidentada quando aproxima-se de Chu´Yuan. Seus habitantes vivem nas montanhas e a única cidade de importância é Sei Kung, capital da província.
Política
O chefe oficial do governo é o Imperador, mas ele é auxiliado em seus deveres pelo Chanceler, que executa os decretos do Imperador, supervisionando a burocracia e determinando quais informações são dignas de alcançar os ouvidos do Imperador. Um Wu Jen é o mago oficial da corte, que aconselha o Imperador com adivinhações e lida com ameaças mágicas. O atual imperador é Kai Tsao Shou Chin.
Kai Tsao é um indivíduo calmo, pensativo e lento para se irritar. Ele governada com uma mão firme sobre o seu país. No fundo, ele é um homem honesto que admira heróis e acredita que todos eles deveriam se juntar a ele no renascimento do império.
O governo é composto por sete ministérios: Estado, Guerra, Magia, Fé, Mar, Agricultura e Obras Públicas. É um sistema meritocrático; todos os anos, o Exame do Serviço Civil testa candidatos a cargos no governo.
A Cidade Proibida é um complexo murado que contém o Palácio Imperial e os escritórios do governo. Somente funcionários do governo são autorizados a entrar durante o dia e, durante a noite, somente a família real e sua equipe doméstica podem permanecer; invasores são punidos com a morte.
A nobreza de Shou Lung é muito mais fraca que a da maioria das nações de Faerun. Eles tem menos poder que os ministros do governo e seus exércitos particulares são mantidos pequenos por lei. Eles estão constantemente conspirando para obter mais poder do que o sacerdócio e os burocratas.
História
Os shou atribuem a criação da terra ao Imperador Celestial. No ínicio, os homens eram incultos e rudes, como animais.
O Imperador viu que isto estava errado e enviou seus emissários para dizer aos homens que deveriam agir refletindo a Imagem do Céu. Cada emissário ficou encumbido de mostrar um dos aspectos do Caminho da Verdade aos homens.
Estes emissários foram os primeiros imperadores de Shou Lung, conhecidos pela lenda dos Nove Imortais.
Segundo a lenda, um Wu Jen foi incumbido pelo Imperador de encontrar uma maneira de impedir que as hordas de Tuigan invadissem as províncias do norte de Shou Lung. O Wu Jen roubou o Espelho de Jade do dragão do mar Pao Hu Jen, cujo corpo tinha milhares de quilômetros de comprimento. O Wu Jen conduziu o dragão em uma perseguição através da fronteira, e em certo ponto parou e ergueu o Espelho de Jade aos olhos do dragão, que imediatamente o transformaram em pedra. Depois que seu corpo petrificado caiu no chão, o imperador mandou seus engenheiros construírem fortificações para que pudesse servir como uma muralha defensiva.