Sidequest 3: As ruínas dos duergar

03 Alturiak, 1357 DR (Ano do Príncipe)

Um agente de Lorde Paladinson procura a Companhia do Milagre com uma mensagem de Piergeiron. Seus informantes descobriram que Lauren Hill havia secretamente enviado um de seus aliados pedir ajuda aos ladrões da guilda Xanathar.

Esta rede de escravos, comandada por um velho beholder um tanto quanto paranóico, é uma das mais poderosas da Costa da Espada, tendo sua base localizada em Skullport. Os rumores apontam que uma oferenda está sendo levada para a guilda como pagamento através de antigas ruínas de um enclave de duergars nos subterrâneos de Waterdeep.

João Cara-Mordida

João Cara-Mordida

Os heróis procuram então a ajuda de um velho mateiro chamado João Cara-Mordida, que além de não tem metade da mandíbula, tem a reputação de conhecer bem a melhor maneira de chegar até aquelas ruínas.

Correndo contra o tempo para interceptar o aliado de Lord Hill, encontram o mateiro bebendo na taverna do Portal Bocejante, e graças aos dedos leves de Marco Rolo em um jogo de dados conseguem convencê-lo a guiá-los até as ruínas.

Saindo de Waterdeep por um de seus portões secundários, localizado em uma região mais barra pesada da cidade, logo são interceptados pelos Little Pigs, rufiões iniciantes no “celeiro de talentos” da gangue Black Boar Tribe. Os bandidos são o braço de cobrança de dividas de jogo que os Black Boars compram na tavernada Cobra Adormecida. Aparentemente João Cara-Mordida devia algum dinheiro para alguém.

Sem tempo a perder com tais delinquentes, os heróis logo dão cabo deles, o Cara-Mordida degolando o único que tentava escapar com vida. Segundo o mateiro, como os Black Boars são uma das maiores gangues dos portos de Waterdeep, oferecendo serviços de “proteção” genuinos para os mercadores, é útil ninguém saber que cinco porquinhos passaram nas laminas da Companhia do Milagre.

Andando mais um pouco chegam até as ruínas que procuravam, cujas construções na superfície atualmente abrigavam um dos melhores bordéis nos arredores da Cidade dos Esplendores. Depois que o grupo consegue decifrar a senha para entrar no clube, o dono do estabelcimento, o cafetão conhecido como Mantel, tenta convencê-los a gastar os tesouros conquistados em aventuras passadas, mas os heróis gentilmente recusam, pois precisam correr para interceptar a oferenda aos Xanathar.

Mantel os leva então até um alçapão que se abre para uma longa escada, dizendo que devem descer até encontrar uma porta de metal, quando então devem dizer, na língua dos anões, a frase “e para a escuridão eu desço”. Ele alerta também que precisam prestar atenção aos avisos escritos ao longo do caminho, pois foi logo em um dos primeiros corredores que o mateiro João ganhou seu apelido.

Piercers e ropers

Piercers e ropers

Logo encontram a porta, e atendendo a um aviso rabiscado na parede Neurion usa uma magia para tornar Marco invisível para que ele possa investigar o túnel mais adiante. Rolo encontra uma ponte sobre um desfiladeiro que se desfaz logo após sua passagem. Enquanto isso o resto do grupo é atacado por criaturas que se camuflam entre as estalactites de uma grande caverna. Derrotando os monstros, jogam uma corda para o outro lado do precipício e seguem adiante até um cemitério com túmulos profanados e uma aura amaldiçoada.

Percebem em uma das urnas funerárias com inscrições na língua infernal os resquícios de uma magia de conjuração. Dentro dela, o espírito de Leanor Hill, um sobrinho de Lauren Hill, tenta dominar a mente de Marco Rolo e forçá-lo a ativar uma armadilha para impedir que o grupo atrapalhe nos planos do tio. A oferenda que o aliado de Hill está levando é na verdade uma outra urna contendo outro espírito, cuja missão é controlar um importante membro dos Xanathar para conquistar poder sobre a guilda.

O ex-paladino de Tyr

O ex-paladino de Tyr

Guiando-se pelas imagens que o espírito imprimiu em sua mente, Marco leva o grupo através de estátuas de duergars, e chegando até outro precipício avistam em uma passagem mais abaixo uma figura envergando pesada armadura entrando em um túnel.

Quando finalmente o alcançam descobrem que ele está acompanhado de dois duergars, os anões das profundezas agigantados graças ao poder místico de sua raça. O aliado de Hill se revela um ex-paladino de Tyr, agora desmorto e sob os serviços de Asmodeus, que desafia Tau Akuna para um duelo até a morte.

O combate é ferrenho, mas a Companhia do Milagre emerge vitoriosa, impedindo que os agentes dos Xanathar caíssem no golpe planejado por Hill.

 

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