Vecna nasceu no Império de Netheril. Sua mãe Mazzel o iniciou nos estudos arcanos, entretanto ela foi morta pelos governantes da cidade pela prática não autorizada de magia. Vecna jurou vingança e se enveredou pelos caminhos mais obscuros da magia.
Quase mil anos se passaram e Vecna agora era um lich e governava um poderoso império, cujo exército era composto de mago e mortos-vivos. Entretanto, um dia ele foi traído por um de seus homens de confiança.
Kas, a mão sangrenta, influenciado pelo sinistro artefato conhecido como a Espada de Kas, destruiu Vecna, e tudo que restou foi a sua Mão e seu Olho.
Mão de Vecna: Uma mão esquerda humana, de aparência decrépita, com sinais de queimaduras e unhas longas como garras. Para usá-la é necessário arrancar a própria mão esquerda e colocar o artefato no lugar. Ele se fixa magicamente ao novo dono. As lendas dizem que dentre as habilidades que ela concede estão: super-força, toque capaz de matar vida vegetal, habilidades similares a magia. Caso a mão não esteja satisfeita com seu portador ela tentará o sufocar até a morte.
Olho de Vecna: Se parece com uma uva murcha e apodrecida. Para usá-lo é necessário arrancar o próprio olho e colocar o artefato no lugar. Ele se fixa no novo usuário e passa a emitir um suave brilho avermelhado. Os poderes mais famosos do Olho de Vecna são: visão no escuro, detectar auras mágicas, rogar maldições, dominação mental e ver através de ilusões.