Conhecida como a Cidade dos Esplendores ou a Coroa do Norte, é a cidade mais importante e influente no Norte e talvez em todo Faerûn. A cidade é o centro de negociação desde as terras ricas em minerais para o norte até os reinos mercantes de Amn e Calimshan ao sul.
Waterdeep foi assim batizada por causa de seu excelente porto natural de águas profundas. Mais de 100.000 pessoas moram na cidade, que se espalha ao longo dos flancos do Monte Waterdeep, que costumava ser o lar dos Melahirkan, um clã anão conhecido por sua mineração do mithril. Toda a montanha é cheia de passagens e túneis, a maioria dos quais acabaram ocupados por criaturas mortais cuja presença na montanha antecede a fundação da cidade em si. As câmaras de Undermountain localizados sob a cidade são um alvo popular para aventureiros.
A cidade é governada por um conselho cujos membros são quase todos secretos. Os Lordes Escondidos de Waterdeep preservam suas identidades usando máscaras mágicas quando fazem aparições em público, e quase ninguém sabe a verdadeira identidade da maioria deles. O assunto do quem são os Lordes é um tema comum nas conversas entre a nobreza, e alguns consideram quase um jogo tentar descobrir as identidades dos Lordes, um jogo ainda mais confuso pelo fato de que os Lordes espalham seus próprios rumores sobre suas identidades.
O Lorde Aberto de Waterdeep é o único membro do grupo cuja identidade é conhecida publicamente. Existe apenas um Lord Aberto a qualquer momento, e o atual é Piergeiron Paladinson, um reverenciado paladino de Tyr.
Outro poderoso cidadão de Waterdeep é Khelben “Blackstaff” Arunsun, um poderoso arquimago. Um dos poucos Escolhidos de Mystra, Khelben é uma pessoa séria, imponente, e um sombrio defensor da lei e da ordem, cujos métodos de alcançar o bem final são muitas vezes altamente questionável aos olhos dos justos. Dizem ser um dos principais líderes dos Harpers na região, e provavelmente em toda Faerun.